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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Eduardo Augusto Ostergrenpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent2.v. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleOpera "Sandro" de Murillo Furtado = estudo para uma direção musical e seu resgate historicopt_BR
dc.title.alternativeSandro, opera by Murillo Furtado : a study of its musical direction and historical recoverypt_BR
dc.contributor.authorTakahama, Alexandre Machadopt_BR
dc.contributor.advisorOstergren, Eduardo, 1943-pt_BR
dc.contributor.advisorOstergren, Eduardo Augusto, 1943-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.subjectFurtado, Murillo, (1873-1958)pt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectRegência (Música)pt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectOperarios - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subject.otherlanguageOperaen
dc.subject.otherlanguageBrazilian musicen
dc.subject.otherlanguageConductingen
dc.subject.otherlanguagePerformance practisesen
dc.subject.otherlanguageOpera - Rio Grande do Sulen
dc.description.abstractResumo: A ópera Sandro de Murillo Furtado (1873-1958) ocupa uma privilegiada posição de destaque no cenário musical sul-rio-grandense por ter sido a primeira ópera composta e estreada por um compositor gaúcho no Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da segunda e última ópera do compositor, a qual foi composta entre 1901 e 1902, sob forte influência do verismo. Seu enredo é uma seqüência dos acontecimentos da ópera Cavalleria Rusticana de Mascagni. Foi estreada em 1902, e relatos indicam que sua última execução ocorreu no ano de 1908, sendo que um dos fatores que contribuem para o seu completo abandono nos dias de hoje é a precariedade do material existente. Utilizando esta ópera como objeto de estudo, este trabalho tem como principal objetivo realizar uma abordagem sobre a sua direção musical no sentido de dar subsídios para a sua execução, a qual será viabilizada através da restauração do libreto e da edição revisada do manuscrito autógrafo. O trabalho se divide em quatro capítulos: o primeiro contextualiza o compositor e a obra do ponto de vista histórico. O segundo apresenta uma investigação da ópera em seus aspectos estruturais e estilísticos. O terceiro apresenta a primeira edição revisada desta ópera, a qual atua como um subsídio para a sua execução. O quarto e último capítulo traz uma discussão a respeito dos aspectos pragmáticos da preparação desta ópera, fundamentados nos conteúdos desenvolvidos nos capítulos precedentes. Por fim apresentamos, no apêndice, o libreto restaurado e traduzido bem como a partitura editada da ópera Sandro.pt
dc.description.abstractAbstract: The opera Sandro by Murillo Furtado (1873-1958) holds a privileged and prominent position in the Rio Grande do Sul musical scene for having being the first opera written and premiered by a native composer in his home State of Rio Grande do Sul. It is the second of two operas written between the years 1901 and 1902 under strong influence of Verismo School. Its plot is a sequel to the events already present in Cavalleria Rusticana by Mascagni. Sandro's debut took place in 1902 and reports of the time indicate that it had its last performance in the year 1908. The precarious condition of the existing orchestral material poses serious obstacle for another performance of the work. This dissertation therefore offers an approach to Sandro's musical direction in order to make its performance possible which could only be viable through the restoration of the libretto and of the revised edition of the manuscript score. It is divided into four chapters: the first attempts to contextualize the composer and his work from a historical standpoint; the second proposes to discuss structural and stylistic aspects of the opera; the third offers a newly revised edition of the work as subsidy for its performance; the fourth discusses pragmatic aspects regarding preparation of the work based on contents developed in the preceding chapters as well as historical overview about the preparation of an opera. Finally an addenda presents the restored libretto with a translation into the Portuguese language as well as an edited version of the full orchestral score.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationTAKAHAMA, Alexandre Machado. Opera "Sandro" de Murillo Furtado = estudo para uma direção musical e seu resgate historico. 2010. 2.v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284041>. Acesso em: 15 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePraticas Interpretativaspt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Músicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFiorini, Carlos Fernandopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameKayama, Adriana Giarolapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCortes, Edmundo Villanipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCunha, Antonio Carlos Borgespt_BR
dc.date.available2018-08-15T08:55:08Z-
dc.date.accessioned2018-08-15T08:55:08Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-15T08:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Takahama_AlexandreMachado_D.pdf: 42177477 bytes, checksum: 8a2800f09e59047cc5fdc735a81f76f9 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284041-
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