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Type: TESE
Title: A liminaridade na profissão do ator = a experiência do LUME-UNICAMP
Title Alternative: The liminality in the actor profession : the experience of LUME-UNICAMP
Author: Andrade, Luiz Fernando Nothlich de
Advisor: Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Abstract: Resumo : "Utilizando e desenvolvendo o conceito de "liminaridade" e"communitas" de Victor Turner, estuda-se o processo pelo qual um ator se afasta da sua personalidade social cotidiana e descobre, nele mesmo, novas perspectivas e qualidades de ser e estar até então desconhecidas ou esquecidas, que o capacitam ao processo criativo. Procura na filosofia e na religião (oriental e ocidental) e em algumas tradições esotéricas (em Gurdjieff e na Yoga, por exemplo) registros que possivelmente sejam precursores deste processo que, não sendo propriamente do teatro, chegou ao teatro em alguns momentos da sua história. Investiga-se sobre a existência e a importância desse processo dentro da pesquisa artística desenvolvida pelo LUME - Unicamp, a qual foi vivenciada na prática e na teoria. Luís Otávio Burnier - fundador do LUME - em sua tese, por exemplo, fala em acordar a 'pessoa' do ator e dinamizar suas 'energias potenciais' mais profundas utilizando o 'treinamento energético'. Procurando estudar o processo psicofísico que está por detrás dotrabalho com a exaustão física promovido por este 'treinamento energético' investiga-se a razão pela qual ele poderia ser chamado de uma espécie de técnica psicofísica vertical. Estudando os contextos e experiências através dos quais essa técnica foi transmitida aBurnier, investiga-se também como este interesse por técnicas verticais, que promovem a dimensão criativa do ator, esteve presente em diversas pesquisas cênicas do século XX. Nesse sentido, também é feito um breve estudo das trajetórias de Stanislavski, Grotowski e Peter Brook que, a seus modos, aproximaram a arte teatral de um trabalho sistemático de busca por uma qualidade humana no momento da realização do evento artístico"

Abstract: "Using and developing the concept of "liminality" and "communitas" by Victor Turner, this studies the process by which an actor departs from his daily and social personality, discovering in himself new perspectives and qualities of being, unknown or forgotten, that enable him in the creative process. Looking to philosophy and religion (Eastern and Western) and some esoteric traditions (Gurdjieff and Yoga, for example) we look for records that could be precursors of this process, which were not quite theater, but became theater in a few moments of its history Then, we investigate the existence and importance of this process within the art research developed by LUME - Unicamp, which was experienced both practically and theoretically. Luís Otávio Burnier - the LUME founder - in his thesis, for example, talks about how to awaken the 'person' of the actor and how to activate his deeper 'potential of energy' using a kind of 'energetic training'. By studying the psychophysical process that lies behind the work and the physical exhaustion entailed by this 'training', we realize why it could be called a kind of vertical psychophysical technique. Studying the context and the experiences through which this technique was passed on to Burnier, we see how this interest in vertical techniques, that promote the creative dimension of the actor, can be found in several studies of the performing arts in the twentieth century. A brief study is also made of the trajectories of Stanislavski, Grotowski and Peter Brook who, in their own ways, brought theatrical art to a systematic search for a human quality in the moment of the artistic event
Subject: Representação teatral
Criatividade
Atores - Trabalho
Antropologia social
Espiritualidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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