Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283981
Type: TESE
Title: Corpos em performance = o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores
Title Alternative: Bodies in performance : the formative process and the improvisacional aspect of trovadores gauchos and actors
Author: Biancalana, Gisela Reis
Advisor: Lopes, Sara, 1949-
Lopes, Sara Pereira, 1949-
Abstract: Resumo: O presente trabalho visou ao desenvolvimento de uma pesquisa que lançasse um olhar sobre algumas qualidades específicas, consideradas necessárias, às Performances cênicas competentes. Esta competência, percebida pela corporeidade, construída pelos performers, depende, entre outros fatores, do seu processo formativo e do desenvolvimento da habilidade para o improviso. Essas características foram observadas em uma manifestação cultural gaúcha, a Trova Galponeira, e relacionadas com a atuação teatral, enquanto manifestação cênica, para investigar quais os elementos presentes na prática da Trova Gaúcha que dotam o cantador de qualidades fundamentais, também, para a Performance cênica de atores. A perspectiva da investigação remeteu-se à aproximação traçada entre as Performances Populares de Trova e as Artísticas Teatrais. Os procedimentos metodológicos adotados foram elaborados, especialmente, para a pesquisa proposta. Inicialmente, a investigação debruçouse sobre o estudo da cultura gaúcha, especificamente, as Performances de Trova e a corporeidade dos seus praticantes. A prática da Trova, oferece ao cantador,elementos que desenvolvem, sensivelmente, sua precisão, ritmo e determinação, aliados à habilidade para o improviso, entre outras competências, que são fundamentais para as Performances. Foram realizados, estudos da bibliografia especializada, pesquisa de campo e entrevistas. Concomitantemente, investigouse a arte de atuar e os aportes necessários ao performer teatral, implementando a mesma proposta, que iniciou com o estudo da bibliografia especializada e, em seguida, trouxe um exemplo de encenação: o espetáculo intitulado "Água quente, erva e cuia". A pesquisa buscou apontar as relações evidenciadas em campo, nas duas manifestações performáticas, ao engendrar um paralelo entre ambas, capaz de discutir alguns dos elementos selecionados e considerados importantes, nas Performances da Trova Gaúcha e de atores: o trabalho corporal dos performers, no que se refere aos anseios por qualidade técnica e expressiva que pontuam seu processo formativo, bem como as formas de lidar com o aspecto improvisacional, inerente ao seu ofício. Traçado o paralelo, a investigação buscou tecer as aproximações evidenciadas, para arrematar as considerações finais, contendo suas possíveis contribuições. Finalmente, considerou-se que as duas formas estudadas, pertencendo a universos culturais diferentes, possuem contribuições relevantes, formando uma via de mão dupla, no que se refere aos aspectos focados pela pesquisa

Abstract: The present work aimed at developing a research that would focus some specific qualities, which are considered necessary to efficient scenic Performances. This proficiency perceived by the corporeity, constructed by the performers depends on, among some other factors, its formative process and the development of abilities to improvisation. These characteristics were observed in a Gaucho cultural event, the "Trova Galponeira" and, it was related to theatrical performance as scenic expression, to investigate which elements that are present in the "Trova Galponeira" give the singer the basic qualities to the actor's scenic Performance. The investigation perspective referred to the approximation outlined between the Popular Trova Performances and the Theatrical Artistic Performances. The methodological procedures used in the study were developed specially to this research proposal. First, the research leant in a study about the Gaucho's culture, more specifically on the Trova Performances and the corporeity of its practitioners. The practice of Trova gives to the singer elements that significantly develop its accuracy, rhythm and determination, as well as his ability to improvisation, among some other competences that are fundamental to the Performances. Some studies on the specialized bibliography, field studies and interviews were carried out. Concomitantly, we investigated the art of acting and the necessary contributions for the theatrical performer, implementing the same proposal that initiated with the study of the specialized bibliography and next,provided a staging example: the show named "Água quente, erva e cuia". The research sought to point out the relations that were made evident in the field work, in the two performative expressions, by engendering a parallel between them, which was able to discuss some selected elements that were considered important in the Performance of the Trova Gaucha and of the actors: the performers corporal work, referring to the search of technical and expressive quality that guide their formative process as well as the ways to deal with the improvisation aspect native of their work. Once established the parallel, the investigation sought to highlight the approximations to frame the final considerations with its possible contributions. Finally, we considered that the two studied forms, which belong to different cultural universes, give significant contributions, building a two-way road in what refers to the aspects focused by this research
Subject: Desempenho
Processo formativo
Improvisação (Representação teatral)
Trovadores gaúchos
Atores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Biancalana_GiselaReis_D.pdf50.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.