Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283976
Type: TESE
Title: Contextos para a dança = arte-psicologia-educação : caminhos do corpo sensível
Title Alternative: Contexts for dance : Art-Psychology-Education : Paths to the sensitive body
Author: Canalonga, Luciana Cardia de Carvalho
Advisor: Castro, Cassia Navas Alves de, 1959-
Abstract: Resumo: Esta dissertação tomou forma a partir da pesquisa que envolveu a reconstituição de minha trajetória profissional na dança. Adoto o formato relato para revelar os principais processos vivenciados na área artística e pedagógica, porém, busco contemplar mais do que a descrição objetiva das experiências. Abarco a compreensão de caminhos e "descaminhos" fundamentais para a organização de uma metodologia de atuação na interface artepsicologia-educação, que chamo de "Caminhos do Corpo Sensível". Desenvolvo o trabalho em três etapas, nomeadas como "1º Movimento", "Entremeios" e "2º Movimento". Como na composição de um processo criativo, aos poucos cada etapa demonstra suas contribuições para a construção de um grande corpo. No "1º Movimento" resgato minha vivência na Companhia de Danças de Diadema, onde experimentei um desenvolvimento além do artístico. Ela foi um marco na minha experiência de ensinar dança em localidades diversas, do centro à periferia da cidade, abrangendo faixas etárias e grupos sociais distintos. Partindo de uma pedagogia tradicional, surgiu a necessidade de uma revisão metodológica que abriu caminho para a investigação e a experimentação de novas formas de ensino. Em "Entremeios" apresento os caminhos que influenciaram fortemente minhas referências conceituais e práticas, fundamentando mudanças e embasando os meus passos em novas direções. Abordo os conhecimentos do Taoísmo, com sua filosofia e artes corporais, da psicologia com a oficina de criatividade (prática de intervenção psicoeducativa), assim como minhas experiências na Fundação Gol de Letra (organização não governamental) e no Projeto Dança-Comunidade com o Método de Reeducação do Movimento. No "2º Movimento" relato o processo vivido no Projeto Vocacional, onde atuei como artista-orientadora de dança na Casa de Cultura da Penha. Através da análise deste percurso foi possível identificar os príncípios de uma metodologia de ensino que, apesar de ser considerada aberta, aponta referências para os processos de iniciação e formação em dança, orientados para grupos de variados contextos etários, sociais e culturais. Em "Caminhos do Corpo Sensível" apresento os dois principais eixos da minha atuação prática: "Eixo 1 - Espaços do encontro" e "Eixo 2 - Estudos sobre a linguagem - a dança". Proponho uma abordagem integrada, que leva em consideração os elementos técnico-artísticos, a educação corporal e, principalmente, os conteúdos sensíveis dos processos. Os objetivos da atuação prática sistematizada nesta pesquisa são os de propiciar espaços sensíveis de encontro, expressão e criação que favoreçam a autonomia, o exercício de "dar-se voz" e o encontro da "vocação", despertando a escuta do coração, a poética do movimento e o sentido de transformação, estimulando ações individuais e coletivas, independentemente da idade, da classe social ou da condição econômica

Abstract: This master's thesis has its origins in the research into the reconstitution of my own professional trajectory. The purpose of the description used is to reveal the main processes tried in the artistic and in the pedagogical areas, but I try to go beyond the objective experiences described, considering the comprehension of important paths and "de-paths" for organizing an art-psychology-education interface acting methodology named "Sensitive Body Paths". I develop the text in three stages: "First Movement", "In-between" and "Second Movement". As usually happens during a creative process, each stage gradually demonstrates its contributions for building a greater body. The "First Movement" describes my experience at Companhia de Danças de Diadema, where I have tried a kind of development beyond the artistic level. It was a boundary in my dance teaching experience in different places, considering downtown area as well as Greater São Paulo, dealing with groups of different age and social backgrounds. Working with a traditional pedagogy, I felt the need of a methodological revision, which has opened the paths for investigation and experimentation on new ways of teaching. "In-between" presents the paths that have strongly influenced my conceptual and practical references, implementing changes and guiding my steps to new directions. I draw on knowledge from Taoism philosophy and bodily arts, from psychology and its creativity's workshops (psychoeducative intervention practices), as well as from my experiences at Fundação Gol de Letra (non-governmental organization) and from Projeto Dança-Comunidade where I worked with the Re-educational Movement Method. The "Second Movement" describes the process tried at Projeto Vocacional, where I have acted as a dance-artist coordinator at Casa de Cultura da Penha. Analyzing this trajectory, it was possible to identify principles of a dance teaching methodology that despite being considered opened to be adapted in different contexts, point out methodological references oriented to groups of different age and sociocultural backgrounds. "Sensitive Body Paths" presents the two main axes of my practical acting: "Axis One - Meeting Spaces" and "Axis Two - Studies on the Artistic Language - Dance". My proposal is to integrate an approach considering the technical-artistic elements, the bodily education and mainly the sensitive contents of the processes. The objectives of the practical acting systematized in this research are promoting sensitive spaces of gathering, expression and creation that develop autonomy to exercise "giving voice to oneself" and finding out a "vocation", awakening the hearing from the heart, the poetics of the movement and the sense of transformation, stimulating individual or collective actions, independently of age, social class and economic conditions
Subject: Dança
Arte
Ensino
Psicologia
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Canalonga_LucianaCardiadeCarvalho_M.pdf216.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.