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Type: TESE
Title: Uma máscara, um corpo = a figura do Ambrósio - a brincadeira do cavalo-marinho de Pernambuco como fonte renovadora da criação em dança
Title Alternative: A mask, a body : the figure of Ambrosio - the cavalo-marinho play from Pernambuco (Brazil) as a renewer source of creation in dance
Author: Athayde, Vera Cristina Santos e Silva de
Advisor: Santos, Inaicyra Falcão dos, 1950-
Abstract: Resumo: O objetivo desta investigação é discutir o processo criativo em dança inspirado no intercruzamento dos saberes e fazeres corporais presentes no imaginário da brincadeira do Cavalo-Marinho pernambucano, focada especificamente na corporeidade da figura do Ambrósio, tipo presente nesta manifestação cultural, considerando seus valores humanos, culturais e simbólicos expressos pelas movimentações corporais, gestos e pantomimas. Além também da compreensão da construção desta corporeidade a partir da pesquisa de campo, dos diálogos criados com os fazeres musicais e orais, poesia falada e cantada, todos os elementos citados como colaboradores dos caminhos e critérios para a seleção e construção artística. O Cavalo-Marinho tem sido estudado e valorizado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, dentro e fora da academia, porém do ponto de vista de uma articulação do pensar e fazer envolvendo as matrizes culturais desta brincadeira e o estudo da dança ainda temos raros caminhos percorridos. Sendo assim, através deste estudo esperamos abrir mais um espaço de abordagens verbais e corporais que possam fortalecer tanto a realidade dos artistas brasileiros, dos pesquisadores em geral e dos grupos culturais estudados, com o propósito também de transformação de uma identidade individual e coletiva na sociedade contemporânea

Abstract: The objective of this investigation is to discuss the creative process, in dance, inspired by the intertwinement of body knowledges and doings, which are present in the imaginary of Cavalo-Marinho play, from Pernambuco. The study is focused, specifically, on the corporality of the figure of Ambrósio, character who is present in this cultural manifestation, considering its human, cultural and symbolic values, expressed by body movements, gestures and pantomimes. It is also intended to comprehend the construction of this corporality from fieldwork, from the dialogues created with the musical and oral doings, from spoken and sang poetry, that is, from every element quoted as collaborators of the paths and criteria to artistic selection and construction. The Cavalo-Marinho play has been studied and valorized by professionals from different areas of knowledge, in and outside the academy; however, from the point of view of an articulation of the thinking and doing involving cultural matrixes of this play and the study of dance, the paths explored are still rare. So, through this study, it is expected to open one more space of verbal and corporal approach that may fortify not only the reality of Brazilian artists but also the researchers in general and the cultural groups studied, with the also purpose of transformation of an individual and collective identity in the contemporary society
Subject: Arte
Cultura
Dança
Oralidade
Cavalo-marinho - Pernambuco
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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