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Type: TESE
Title: O corpo limiar e as encruzilhadas = a capoeira angola e os sambas de umbigada no processo de criação em dança brasileira contemporanea
Title Alternative: The limial body and the encruzilhadas : the capoeira angola and the sambas de umbigada in the creation process in Brazilian contemporary dance
Author: Silva, Renata de Lima
Advisor: Lopes, Sara, 1949-
Lopes, Sara Pereira, 1949-
Abstract: Resumo: Partindo da possibilidade e tendência de se pensar e de fazer a dança contemporânea a partir de um referencial técnico, formal e poético oriundo de matrizes próprias de manifestações do reservatório da cultura popular brasileira, o presente resultado de pesquisa tem por finalidade sistematizar o processo de investigação de procedimentos metodológicos para uma preparação corporal e processo de criação na linguagem da Dança Brasileira Contemporânea. A hipótese central deste trabalho é a de que, na capoeira angola e nos sambas de umbigada (batuque, jongo, tambor de crioula e samba de roda) que se resignificam na cidade de São Paulo na forma de performance com caráter de jogo e/ou ritual, existe um corpo limiar. O corpo limiar que transborda a cotidianidade, ocupa um lugar na encruzilhada, onde identificações corporais de matriz africana banto, elaboradas no processo histórico da formação cultural brasileira, são atualizadas e recriadas. Trata-se de um corpo munido de uma potência de expressividade e de símbolos que considero relevantes para serem abordados no âmbito da cena contemporânea, pois representam parte significativa da pluralidade que tece a cultura brasileira e a possibilidade da criação de novas encruzilhadas

Abstract: This research aims discute and do contemporany dance base on a theoretical, technical, formal and poetic framework originated from patterns typical of expressions of the Brazilian popular culture. This work systematizes the investigation process of methodological procedures for body preparation and the creation process in the language of Brazilian Contemporary Dance. The main hypothesis of this present work is that there is a "limial body" in the capoeira Angola and in sambas de umbigada (batuque, jongo, tambor de crioula and samba de roda) that get new meanings in São Paulo city (southern Brazil) through the way they are performed. "Limial body", which transcends day-to-day life, take a place in the crossroad where the corporal identities of Banto African matrix, established in the historical process of Brazilian cultural development, are updated and recreated. It is, therefore, a body that bears powerful expressiveness and symbols. This characteristics are important in a study of the contemporary scene, because it represents a significant part of the plurality that compose Brazilian culture, and it opens up routes for new crossroads
Subject: Capoeira angola
Samba
Preparação física
Processo de criação
Dança - Brasil
Dança contemporânea
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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