Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283936
Type: TESE
Title: O processo de criação sob a perspectiva da Psicologia Analítica = Danças Circulares Sagradas coligadas ao processo de criação em dança
Title Alternative: The creation process from the perspective of Analytical Psychology : Sacred Cicle Dances related to the process of creation in dance
Author: Pereira, Daniele Fumagalli
Advisor: Zimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-
Abstract: Resumo: Este trabalho trata do processo de criação artística, especialmente no campo da Dança, sob a perspectiva da Psicologia Analítica de C.G. Jung. De acordo com ele, o anseio criativo do ser humano deriva do inconsciente, especificamente do Inconsciente Coletivo, e se configura através de imagens simbólicas. O processo criativo depende do acesso às imagens do inconsciente, os Arquétipos. O objetivo principal deste trabalho é verificar a possibilidade de contribuição das Danças Circulares Sagradas no processo de criação em Dança. Parte-se do princípio de que as Danças Circulares são práticas que favorecem o estado meditativo, o que pode permitir o acesso aos arquétipos; além disso, as Danças Circulares Sagradas podem favorecer a colaboração e a troca entre os membros participantes do grupo. Para isso, foram realizados laboratórios com bailarinos, alunos do curso de Dança da Unicamp, utilizando, como incentivo inicial, as Danças Circulares Sagradas, em exercícios meditativos e proporcionado um espaço para a improvisação do bailarino. Através do uso de questionários, aplicados antes e depois da realização dos laboratórios, pode-se concluir que o exercício com as Danças Circulares - como preparação física e mental para o bailarino criador - foi eficiente para criar um estado favorável para a criação. Os participantes afirmaram sentir-se mais concentrados, disponíveis e receptivos às imagens do inconsciente. Também afirmaram ter percebido o grupo receptivo e harmônico, favorecendo a criação

Abstract: This work deals with the process of artistic creation, especially in the field of dance, from the perspective of Analytical Psychology of CG Jung. According to him, the creative urge of the human being derives from the unconscious, specifically the Collective Unconscious, and is configured through symbolic images. The creative process depends on access to images of the unconscious, the Archetypes. The main objective of this work is to verify the possibility of Sacred Circle Dances contribution in dance's creative process. It is assumed that Circle Dances favor the meditative state, which can allow access to the archetypes; in addition, Sacred Circle Dances may encourage collaboration and exchange among the participating members of the group. In order to do that we have performed laboratories with dancers and students from third year of dance at Unicamp, using as initial incentive Sacred Circle Dances in meditative exercises, providing a space for dancer's improvisation. Through the use of questionnaires before and after the completion of the labs, it can be concluded that the exercise with the Circular Dances as physical and mental preparation for the creating dancer was efficient to provide a favorable condition for creation. Participants said they felt more focused, affordable and responsive to the images of the unconscious. They also said they felt the group as harmonic and receptive, encouraging the creation
Subject: Dança
Processo de criação
Psicologia
Danças circulares
Improvisação na dança
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_DanieleFumagalli_M.pdf63.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.