Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283935
Type: TESE
Title: Do toque ao som = o ensino da musicografia Braille como um caminho para a educação musical inclusiva
Title Alternative: From touch to sound : teaching of Braille music notation as a path to an inclusive musical education
Author: Bonilha, Fabiana Fator Gouvea
Advisor: Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-
Abstract: Resumo: O presente trabalho foi motivado pela experiência pessoal de sua autora como musicista com deficiência visual e representa a continuidade da Dissertação de Mestrado intitulada "Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino da musicografia braille na perspectiva de alunos e professores", defendida no Departamento de Música,do Instituto de Artes da Unicamp. Nele são abordados aspectos relativos ao ensino e à difusão do código musical em braille, enfatizando-se, sobretudo,as concepções subjacentes à Educação Inclusiva. Esta pesquisa possui um enfoque qualitativo, pois visa apreender as percepções dos indivíduos frente aos desafios da alfabetização musical em braille. A coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento e estudo de três casos, nos quais três sujeitos experienciaram o processo de aprendizado da notação musical desenvolvida para os cegos. Além disso, foi realizada uma investigação acerca dos meios utilizados para a transcrição de partituras em Braille, delineando-se as peculiaridades desse processo. Na análise dos dados coletados, discute-se o papel do educador musical, do aluno com deficiência visual e do especialista em aplicações da musicografia braille. Como desdobramentos deste trabalho, há a produção de um áudio-documentário que retrata o desenvolvimento da pesquisa e a implantação de um acervo musical que contém obras em braille. São, por fim, levantadas questões relevantes, que podem resultar em novas investigações sobre o tema e na implementação de iniciativas favoráveis ao ensino e a difusão da musicografia braille. A pesquisa contou com o apoio da FAPESP e com a infraestrutura do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da UNICAMP

Abstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music teaching and diffusion, emphasizing the concept of an inclusive education. Using a qualitative approach, three cases were studied and followed, in which three people experienced the process of Braille music learning. The resources available for Braille music transcription were also investigated, and it supported the creation of a Braille music collection. In the data analysis, the roles of music educator, of blind students and of experts are discussed. An audio documentary was developed as a representation of this study. Some questions are also placed in order to favour future investigations
Subject: Notação musical
Educação musical
Educação inclusiva
Musicografia Braille - Sistemas de impressão e escrita
Deficiência visual
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bonilha_FabianaFatorGouvea_D.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.