Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/282034
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Noções de moderno no Foto-Cine Clube Bandeirante : fotografia em São Paulo : (1948-1951)
Title Alternative: Notions of modern at Foto-Cine Clube Bandeirantes : photography in São Paulo : (1948-1951)
Author: Lenzini, Vanessa Sobrino
Advisor: Schiavinatto, Iara Lis, 1964-
Schiavinatto, Iara Lis Franco, 1964-
Abstract: Resumo: O presente estudo apresenta uma coletânea de artigos sobre fotografia, publicados entre 1948-1951 no Boletim do Foto-Cine Clube Bandeirante (FCCB), fundado em 1939, em São Paulo. Esses artigos trazem um debate sobre a fotografia enquanto representação artística, inspirada nos parâmetros do pictorialismo, que divulgavam um modo de atualização da fotografia enquanto arte. Acompanhando a coletânea, este estudo pretendeu matizar as idéias dos artigos, levantando as noções que embasaram a produção fotográfica do FCCB a se projetar como 'moderna' no circuito artístico e cultural da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar as disputas e as intenções que uma produção possui ao se divulgar como parte 40 moderno. Em sua maioria, os artigos que compõe a coletânea são traduzidos de revistas oriundas de associações fotográficas internacionais, tomando-se referência para a discussão desta prática no Clube

Abstract: This study intends to present collected articles about photography published between 1948-1951 on the Foto-Cine Clube Bandeirante (FCCB) Bulletin, founded in 1939 in São Paulo. This articles bring up a debate about photography as al1 ,artistic representation inspired on pictorialistic parameters, which spread a way to ,update photography as an art formo With the collected articles, this study tried to balance the articles ideas, raising the notions that supported the concept of FCCB's photographic production as modern in the artistic and cultural circuit of São Paulo. This study intended to identify the disputes and intentions inhen(?t to ~ production which spreads itself as part of the moderno Most of the collected articles ~~e translated ITom international photographic associations magazines and became reference for photographic discussions at the Club and stated its cosmopolitan character
Subject: Fotografia artistica - História - São Paulo (Estado)
Linguagem fotografica
Fotografia - Exposições
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LENZINI, Vanessa Sobrino. Noções de moderno no Foto-Cine Clube Bandeirante: fotografia em São Paulo : (1948-1951). 2008. 107p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/282034>. Acesso em: 10 ago. 2018.
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lenzini_VanessaSobrino_M.pdf20.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.