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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Heloisa Pontespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanaspt_BR
dc.format.extent166p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleExperiencia social e expressão comica : os Parlapatões, Patifes e Paspalhõespt_BR
dc.title.alternativeSocial experience and comic expression : os Parlapatões, Patifes e Paspalhõespt_BR
dc.contributor.authorKruger, Cauept_BR
dc.contributor.advisorPontes, Heloisa André, 1959-pt_BR
dc.contributor.advisorPontes, Heloisapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectPalhaçospt_BR
dc.subjectParodiapt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subject.otherlanguageComedyen
dc.subject.otherlanguageClownsen
dc.subject.otherlanguageParodyen
dc.subject.otherlanguageCircusen
dc.subject.otherlanguageTheatreen
dc.description.abstractResumo: O desafio da análise sociológica da arte está em esmiuçar as relações entre forma, conteúdo e contexto, indo além das concepções que tratam a arte de forma desconectada do mundo social, concebendo o fenômeno estético como mero ¿reflexo social¿, produto de um ¿gênio criador¿ ou a partir de um ¿modelo ritual de inversão¿. O presente trabalho tem a pretensão de contribuir para a discussão sobre arte e sociedade, uma vez busca compreender e explicar a relação entre a forma expressiva cômica escolhida por um grupo de jovens artistas paulistanos, sua trajetória e o contexto social e artístico no qual se inseriu. A partir dessa perspectiva, pretende demonstrar como as características do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões (que vieram a se tornar, se não a maior, uma das mais importantes referências de comédia no país), sua linguagem cênica anárquica, sua ¿estética do escracho¿, ancorada na tradição circense, no palhaço, na improvisação e na relação direta com a platéia, se conectam às tradições imemoriais da comédia, mas também, e principalmente, a um ideário e a um modus operandi inscrito no campo teatral brasileiro. Partindo das fecundas inspirações de Victor Turner (1982), Mikhail Bakhtin (1999) e Pierre Bourdieu (2005), bem como de uma incursão histórica no teatro paulistano moderno e uma experiência etnográfica com os Parlapatões, o trabalho destaca como a figura tradicional do palhaço e do circo-teatro passam a ser o suporte de diversos significados específicos no campo teatral das décadas de 80 e 90. Nesse contexto de revalorização da linguagem circense e cômica no teatro, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões são, ao mesmo tempo, uma das principais causas e um dos mais irreverentes efeitospt
dc.description.abstractAbstract: The challange of the sociology of art is to associate form, content and context, going further than the analysis that treat art and its social world separately (as a ¿reflex¿, accomplishment of a genius or based in a ritual model of inversion). This work aims to contribute to the discussion between art and society, once it intends to understand and explain the relation between the comic form of expression chosen by a group of young artists of São Paulo, its career and the context in which it was inserted. Starting from this point of view, it intents to show how the characteristics of the group Parlapatões, Patifes e Paspalhões (that have become one of the major references in comedy of Brazil), its anarchic language, its derisive style, improvisation and the direct relation with the audience based on the clown and the circus tradition, are connected with the old tradition of comedy, but as well, and mainly, with an modus operandi of the brazilian theater. Inspired by Victor Turner (1982), Mikhail Bakhtin (1999) and Pierre Bourdieu (2005), this work combines one incursion in the history of modern theater in São Paulo and an ethnographic experience to argue that the figure of the clown chosen by the group absorb many specific meanings in the theatre world of the eighty and ninety decades. In this context of valorization of the language of the circus and clowns, the Parlapatões, Patifes e Paspalhões, are one of its main causes, and also one of the most irreverent effectsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationKRUGER, Caue. Experiencia social e expressão comica: os Parlapatões, Patifes e Paspalhões. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/282027>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAntropologia Socialpt_BR
dc.description.degreenameMestre em Antropologia Socialpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBolognesi, Mario Bernardopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameThomaz, Omar Ribeiropt_BR
dc.date.defense2008-06-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T01:17:43Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T01:17:43Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T01:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kruger_Caue_M.pdf: 1749330 bytes, checksum: e6c139b514d6d84fa742f012a77012f4 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/282027-
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