Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281531
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A obra Cristo e a mulher adultera e a formação italiana do escultor Rodolfo Bernardelli
Author: Silva, Maria do Carmo Couto da
Advisor: Migliaccio, Luciano
Abstract: Resumo: Esta pesquisa enfoca o grupo escultórico monumental Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, México, 1852 ¿ Rio de Janeiro RJ, 1931). Realizado em Roma entre 1881 e 1884, é considerado pela crítica como a sua obra-prima. Nosso projeto procurou estabelecer ligações entre essa escultura, outras obras do artista no mesmo período e a arte italiana e francesa contemporânea. Outro objetivo desse projeto foi a análise da importância do estágio italiano do escultor, enquanto pensionista da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro em Roma, entre 1877 e 1885, para melhor conhecimento acerca da vertente realista a qual o artista se filiou. Além de procurar inserir a produção de Rodolfo Bernardelli no contexto histórico e artístico em que foi realizada, nos últimos anos do Segundo Reinado, a pesquisa buscou a compreensão do papel desses trabalhos na constituição da cultura visual do Brasil daqueles anos

Abstract: This research deals with Rodolfo Bernardelli's (Guadalajara, Mexico, 1852 - Rio de Janeiro, Brazil, 1931) monumental group of sculptures called "Christ and the adulteress". Sculpted in Roma between 1881 and 1884 it is considered by the critics as his master piece. Our project intends to stablish links among this sculpture, some other works of the artist made in the same period and the contemporary French and Italian arts. Another aim of this project was to analize Bernardelli's Italian apprenticeship, sponsored by the Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro in Rome between 1877 and 1885, in order to grasp better understanding of the realistic school to which the artist connected himself. Besides aiming to insert Rodolfo Bernardelli's work on the historical context of its production, that is the last years of the Second Reign, this research tried to understand the role played by his sculptures on the formation of Brazilian's visual culture during those years
Subject: Bernardelli, Rodolfo, 1852-1931
Arte - História
Arte brasileira - Séc. XIX
Escultura brasileira - Séc. XIX
Escultura europeia - Séc. XIX
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_MariadoCarmoCoutoda_M.pdf14.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.