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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Das misturas de palavras e histórias : etnografia das micropolíticas de parentesco e os "muitos jeitos de ser Ticuna"
Title Alternative: Of mixtures of words and stories : ethnography of kinship micropolitics and the "many ways of to be Ticuna"
Author: Rosa, Patricia Carvalho, 1981-
Advisor: Lea, Vanessa
Lea, Vanessa Rosemary, 1953-
Abstract: Resumo: Esta tese consiste na etnografia dos eventos cotidianos de produção e significação das micropolíticas do parentesco, especialmente focalizadas nas tramas que as envolvem e empregam sentidos plurais ao casar e ao casamento entre uma rede de interlocução ticuna, povo indígena de língua epônima, habitantes das margens e interflúvios do rio Solimões, no sudoeste do estado do Amazonas. O tema das micropolíticas de parentesco é enfocado a partir das análises indígenas a respeito destes fenômenos, buscando conhecer como estes laços são concebidos situacionalmente como "casar certo" (meã cü ni'i), "casar errado" (tchire cü ni'i). Para tanto, observamos suas presenças num contexto de socialidade particular que envolve relações de conjugalidades intergeracional e marcadas pela presença simultânea de múltiplos referentes sociopolíticos que os significam. Se aos interlocutores o casamento (ni¿igü) iconjuga a ideia de "compromisso", descrita como situações de conjugalidades, e "obrigações", apresentada como aliança que se estende além da diáde do casal, argumenta-se que o casamento é o operador que estabiliza diferenças em variadas escalas político-afetivas, maneja e relaciona alteridades, e, com efeito, manifesta-se enquanto momento propício, por isso relevante, de fabricação da pessoa e do parentesco. Interessa-nos, com base nesta premissa etnográfica refletir como articulações transformacionais envolvendo o dispositivo ticuna da sexualidade, materializado na ideia indígena de "sexo malfeito", engendram e atualizam os critérios e valores que circulam nos regimes de troca matrimonial e sistemas de aliança, quando justaposto ao aparato da exogamia clânica, além das posições dos cônjuges potenciais entre consanguíneos e afins, também se torna relevante saber a respeito das práticas e opções afetivo-sexuais dos pretendentes ao matrimônio

Abstract: This thesis is the ethnography of the everyday events dedicated to the production and significance of kinship in its micropolitics, mainly focused on the plural directions envolved in the plots and senses of "getting married" among a ticuna network. The ticuna indians are speakers of an eponymous language and inhabitants of the banks and interfluves of the Solimões River in the southwestern state of Amazonas. The theme is focused from the indigenous analyzes regarding these phenomena by observing them in an intergenerational context and marked by the simultaneous presence of multiple sociopolitical referents, as these ties are designed alternately as "to marry properly" (meã cü ni'i) and "to marry wrong" (tchire cü ni'i). If, for the interlocutors, the marriage (ni'igü) describes a marital status as being in link with an idea of "commitment", describes as conjugalities relations, and "obligation", presentes as alliance¿s polices beyond the dyad of the couple, what is argued here is that marriage is the operator that stabilizes differences, dealing with the alterity, and, in fact, it manifests itself as a propitious moment, relevant, in the production of persons and kinship. It interests us to reflect about how the articulations regarding the Ticuna's sexual devices engender and update the criteria and values circulating in the marital exchanges and aliance system arrangements, especially when the apparatus of the clan's exogamy requires knowing not only the positions between consanguines and affines, but also the sexual and affective orientations and practices choises of the candidates for marriage
Subject: Índios Ticuna
Parentesco
Casamento
Transmissão inter-geracional
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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