Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/28127
Type: Artigo de periódico
Title: Diferenças e semelhanças entre padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas: Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa
Author: Reis, Susana Cristina dos
Silva, Valdir
Abstract: This article discusses the process of scaffolding of two different contexts of interaction in online courses. The corpus is composed of online registration of English classes and Biochemistry classes offered on the Internet through the use of chat. This article aims at verifying which are the differences and the similarities between those real contexts of communication, especially how students and teachers produce knowledge in those environments. The analysis is based on the Socio Cultural Theory and the Communicative Approach. The results show particularities in the scaffolding processes and emphasizes that the most important recurrent categories do not represent the real online interaction that occurs in an online pedagogical chat room
Este artigo discute o provimento de andaimes - scaffolding - de dois processos distintos de interação sócio-pedagógica realizados em ambientes síncronos de comunicação on-line. Os dados analisados referem-se aos registros de chat de um curso de Inglês para alunos de graduação de diferentes áreas e de um curso de Bioquímica da Nutrição (em Língua Materna) para graduandos da referida área e áreas afins. O objetivo deste artigo é verificar quais são as semelhanças e as diferenças que ocorrem nessas duas situações de comunicação, ou seja, nesses dois contextos distintos de produção de conhecimento. Toda a análise está ancorada na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na concepção colaborativa de ensino e aprendizagem, e, principalmente, nas categorias de andaime propostas por Bruner et alii (1976). Os resultados apontam a existência de particularidades distintas e semelhantes na forma com que os andaimes são providos nos dois cursos. Há também indícios de que três das seis categorias de andaimes não são representativas das interações realizadas no contexto sócio-pedagógico midiatizado.
Editor: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1984-63982005000100011
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982005000100011
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982005000100011
Date Issue: 1-Jan-2005
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1984-63982005000100011.pdf130.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.