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Type: TESE
Title: As representações de nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso : do nacional-popular à mundialização
Title Alternative: The representations of the nation on the songs of Caetano Veloso and Chico Buarque : from the national-popular to the globalization
Author: Santos, Daniela Vieira dos, 1982-
Advisor: Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Abstract: Resumo: A cena musical da década de 1960 estruturou-se pelo aparecimento da chamada Música Popular Brasileira, MPB. Além de inovar do ponto de vista musical, ela apresentou projetos para modificar a nação, o que contribuiu para a elaboração de uma estrutura de sentimento nacional-popular. Dentre os compositores que se destacaram nessa cena, Chico Buarque e Caetano Veloso apresentaram expressiva notabilidade. A tese busca analisar, por meio de um viés sócio-histórico e materialista cultural, algumas canções desses compositores entre os anos 1960 e 1990 para desvelar as representações da nação que elas incorporam, bem como os projetos estético-ideológicos dos cancionistas. A hipótese principal que conduz o estudo é que a canção MPB como representativa de projetos nacionais tende a declinar a partir dos anos 1980, pautando-se na chave de uma nova estrutura de sentimento na qual a ideia de projeto transformador e coletivo não se encontra na agenda. Embora o sentido social das canções analisadas de Chico e Caetano apresentem aspectos divergentes, a matéria histórica cantada dos artistas perdeu o chão histórico para sintetizar problemas importantes da experiência contemporânea brasileira

Abstract: The Brazilian music scene of the 1960s had has structured by appearance of so-called Brazilian Popular Music - MPB. Besides innovating the musical language, the MPB presented progressist projects to modify the nation, which contributed to the development of national-popular structures of feeling. Among the composers who stood out in this scene, Chico Buarque and Caetano Veloso had a significant notability. The thesis aims to analyze ¿ through a socio-historical and cultural materialist approach ¿ some songs of these composers between the 60's and 90's to unveil the nation's representations that they embody, as well as their aesthetic and ideological projects. The main hypothesis leading the study recognizes the MPB songs as representative of national projects that tend to decline from the 80's. Furthermore, the MPB has been produced into a new structure of feeling in which the idea of social changes and collective project is not in the agenda. Although the social meaning of the songs analysed in the thesis presents different aspects, they have lost the historical ground to synthesize important problems of contemporary Brazilian experience
Subject: Buarque, Chico, 1944-
Veloso, Caetano, 1942-
Música popular - Brasil
Modernidade
Globalização
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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