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Type: TESE
Title: Políticas pública internacionais = o caso do processo de Bolonha
Title Alternative: International public policies : the case of Bologna process
Author: Fronzaglia, Mauricio Loboda
Advisor: Costa, Valeriano Mendes Ferreira, 1961-
Abstract: Resumo: O estudo do Processo de Bolonha como exemplo de Política Pública Internacional é o objeto dessa tese de doutorado. Tendo suas origens na ação dos Ministros responsáveis pelo ensino superior de 29 Estados europeus, o Processo de Bolonha se caracteriza como uma política pública que tem sua gênese e sua dinâmica de interações constituídas no plano internacional e que tem sua implementação dependente das ações nacionais dos Estados participantes, configurando-se como uma política pública que se desenvolve para além dos limites nacionais do Estado, por isso definida nesse trabalho como uma política pública internacional. A tese se desenvolveu seguindo as diretrizes teóricas e metodológicas da sociologia política da ação pública, concentrando-se na dinâmica de interação (internacional e nacional) de três dos seus principais atores: os Ministros responsáveis pelo ensino superior, as universidades e os estudantes (através das ações das suas entidades representativas européias, respectivamente a EUA - European University Association e a ESU - European Students' Union) de forma a demonstrar que o desenvolvimento do Processo de Bolonha é o resultado de interações constantes dos seus atores

Abstract: The purpose of this Ph.D dissertation is to study the Bologna Process, which can be considered an example of International Public Policy. This dissertation has been developed according to the theory and methods of sociological politics of public action. It focused the national and international interaction dynamics of the three main actors: the ministers of higher level education, the universities and the students (by the actions of their representative organizations: European University Association and European Students Union). The Bologna Process was created by the actions from the ministers of higher level education among 29 European countries. This process can be considered as an example of international public policy because its foundation and its dynamics are crossing borders but it relies on national level in order to apply the policies. This dissertation shows that the Bologna Process is a result from the regular interaction from its actors
Subject: Relações internacionais
Políticas públicas
Ensino superior - Europa
Bolonha (Itália) - Relações exteriores - Tratados
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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