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Type: TESE
Title: Lucio Costa - modernidade e tradição : montagem discursiva da arquitetura moderna brasileira
Author: Guerra Neto, Abilio da Silva
Advisor: Bresciani, Maria Stella Martins, 1939-
Abstract: Resumo: o trabalho trata do enorme vínculo existente entre o pensamento arquitetônico urbanístico de Lúcio Costa e o modernismo paulista da década de 20, em especial as concepções de arte e cultura defendidas por Mário de Andrade. A articulação entre modernidade e tradição visando uma arte moderna com estreitos vínculos com as raízes da nacionalidade defendida pelo intelectual paulista vai ser o ponto de partida para que o arquiteto carioca desenvolvesse sua visão de uma arquitetura ao mesmo tempo atualizada em relação aos princípios modernos europeus - em especial, os de Le Corbusier - e que mantivesse profundos vínculos com a arquitetura tradicional realizada por mestres anônimos durante o período colonial. Mário de Andrade e Lúcio Costa - intelectuais que tiveram papel fundamental na constituição do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - forjaram uma política de tombamento e preservação fundada na relação entre modernidade e tradição e tutelada por homens engajados no ideário moderno. Trazendo à tona as múltiplas relações entre os discursos dos principais protagonistas do início do modernismo no Brasil - Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Le Corbusier, Gustavo Capanema, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy e diversos outros -, atuantes nas mais diversas áreas - arquitetura, urbanismo, paisagismo, literatura, pintura, sociologia, estética, etc. -, como também a tradição crítica e historiográfica que consagrou uma certa visão do Brasil e de sua cultura - Philip Goodwin, Henrique Mindlin, Yves Bruand, Carlos Martins, Hugo Segawa, Otília Arantes, Margareth da Silva Pereira, Sophia da Silva Telles, etc. - , o trabalho tenta estabelecer os vínculos reais e imaginários entre a concepção intelectual de nte materializadas pelos arquitetos nacionais

Abstract: This thesis looks at the close association between the ideas of Lúcio Costa on architectonic and urban planning issues, and Modernism in São Paulo in the 1920s - particularly the conceptions of art and culture posed by Mário de Andrade, who posed the articulation between modernity and tradition in the quest for a modern art closely tied to Brazil's roots as a nation. This was also the basis for Lúcio Costa's development of his own approach in architecture, which was attuned to the most modern European principies - particularly Le Corbusier - and at the same time profoundly connected to the traditional architecture of the anonymous masters of the colonial period. As intellectuals who played a crucial role in establishing Brazil's Historical and Artistic Heritage authority, Mário de Andrade and Lúcio Costa forged a listi and guided by their commitment to the modern agenda. This study will bring out the multiple relations between the languages of the principal characters in the beginnings of modernism in Brazil - Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Le Corbusier, Gustavo Capanema, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy and many others who were active in the most diverse fields of architecture, urbanization, landscaping, literature, painting, sociology, aesthetics, etc. - as well as the critical and historiographic tradition that consecrated a certain vision of Brazil and its culture, including Philip Goodwin, Henrique Mindlin, Yves Bruand, Carlos Martins, Hugo Segawa, Otília Arantes, Margareth da Silva Pereira, Sophia da Silva Telles etc. In raising the subject of these relations, Iwill attempt to establish real and imaginary connections between the intellectual conception of a modern Brazilian architecture and the actual material achievements of the country's architects
Subject: Costa, Lucio, 1902-1998
Andrade, Mário de, 1893-1945
Arquitetura moderna - Brasil
Planejamento urbano
Patrimonio cultural - Proteção - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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