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Type: TESE
Title: A(s) juventude(s) e a construção das políticas públicas no Brasil = avaços e perspectivas
Title Alternative: The youth generations and the criation of public policies in the Brazil : evolution and perspectives
Author: Santos, Geórgia Patrícia Guimarães dos
Advisor: Pochmann, Marcio, 1962-
Abstract: Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter histórico e sociológico, pois buscou contextualizar o momento em que a temática das juventudes foi inserida no universo das medidas governamentais como um problema social, apontando os avanços alcançados e os desafios presentes no que concerne às políticas sociais públicas no âmbito da gestão federal no país. A pergunta de partida está em avaliar quais as respostas dadas por estes atuais programas federais voltados para as juventudes pobres, considerando a complexidade sociocultural e econômica que envolve a faixa etária de 15 a 29 anos e os desafios postos pela chamada "sociedade do conhecimento". A fim de identificar os programas sociais direcionados para os jovens na esfera federal, utilizou-se da pesquisa documental, selecionando relatórios de avaliação dos programas sociais de diversos Ministérios; Planos Plurianuais de Governo (2004-2007/2008-2011); leis, decretos, portarias, entre outros documentos oficiais, que possibilitassem um retrato das ações desenvolvidas. Em seguida, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), forneceram um conhecimento sobre a realidade das juventudes no país. A pesquisa bibliográfica possibilitou um contraponto e um alicerce à leitura destes dados. Diversos sites acadêmicos e não acadêmicos serviram de campo para a seleção da bibliografia. Foi, assim, possível não um estudo exaustivo sobre a temática, mas um delineamento do percurso trilhado até a construção de políticas públicas no âmbito federal, em que os jovens aparecem tanto como maiores "vítimas" das expressões da questão social (desemprego, violência, gravidez na adolescência, etc.) quanto como sujeitos de direitos e protagonistas da história, capazes de propor e implementar respostas a esses mesmos problemas, numa perspectiva de mudança social

Abstract: This is qualitative research, which presents a social and historic character, as one aimed to contextualize the lapse of time in which the themes related to the young generations were inserted of governmental steps as a social problem, indicating obtained advances and the challenges found in respect the public and social policies on the field of federal administration in the country. The starting question implies to evaluate what are the answers provided by the prevailing governmental programs created for poor youngsters, considering the socio-cultural and economic complexity which covers the age-group from 15 to 29 years old, and the challenges set by the so called "knowledge society" . In order to identify the social programs created for the youngsters in the federal sphere, one took advantage of the documental research methodology, selecting reports on the evaluation of the social programs from different ministries; multi-years governmental plans (2004-2007/2008-2011); laws, decrees, ordinances, among other official documents, which could make possible a portrait of the developed actions. Next, the data from the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), made available by the Instituto de Pesquina Econômica Aplicada (IPEA), provided information about the reality of the youngsters in Brazil. The bibliographic research enabled a counterpoint and a substructure for the reading of those data. Diverse academic and non-academic sites were used as a field for the selection of the bibliography. It was possible, rather than an exhaustive study, an outline of the course tracked to the creation of public policies in the federal sphere, in which the youngsters showed up as much great victims of the manifestation of the social problems (unemployment, violence, pregnancy in adolescence etc.), as subjects of rights and main characters of history, capable of proposing and carry out solutions for the same problems, in a perspective of social change
Subject: Juventude
Políticas públicas - Brasil
Educação
Mercado de trabalho
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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