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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Italo Arnaldo Troncapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanaspt_BR
dc.format.extent353 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA Nossa Vendeia : o imaginario social da Revolução Francesa na construção da narrativa de Os Sertõespt_BR
dc.title.alternativeOur Vendee: the social imaginary of the French Revolution in the construction of the narrative in Os Sertões (Rebelion in the Backlands)pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Raimundo Nonato Pereirapt_BR
dc.contributor.advisorTronca, Ítalo Arnaldo, 1936-2015pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subjectCunha, Euclides da, 1866-1909. Os sertõespt_BR
dc.subjectHistoria - México - Sec. XVI-XXpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectRevolução Francesapt_BR
dc.subject.otherlanguageBrazil, Historyen
dc.subject.otherlanguageNarrativeen
dc.subject.otherlanguageFrench Revolutionen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetiva discutir os influxos do imaginário social da Revolução Francesa no processo de construção da narrativa da Guerra de Canudos (1896-1897), em Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha (1866-1909). A partir desse escopo, problematizam-se algumas das relações que vinculam as narrativas históricas e os relatos imaginários no corpo da obra citada, destacando a força das imagens relacionadas à Revolução de 1789 na tessitura do enredo euclidiano. Esta Tese apresenta cinco momentos principais. No primeiro capítulo, a partir de um esboço biográfico, abordam-se aspectos considerados relevantes acerca da vida e da obra de Euclides da Cunha. No segundo, discute-se a presença da Revolução Francesa no conjunto da obra euclidiana, argumentando-se que esse processo se constituiu no conjunto de acontecimentos históricos mais relevante no quadro das referências teóricas do escritor, posto que, para o autor, o paradigma francês apresentava-se como um padrão explicativo dos processos ocorridos na sociedade brasileira nas últimas duas décadas do século XIX. No terceiro capítulo, aborda-se a construção da narrativa euclidiana da Guerra de Canudos, mediante uma hipótese de trabalho que postula a existência de três momentos privilegiados desse processo: o primeiro, antes do contato de Euclides com o conflito sertanejo; o segundo, durante a presença do correspondente de O Estado de São Paulo na Bahia; e o terceiro, após o desfecho do conflito, materializado nas páginas de Os Sertões. No último capítulo, discute-se a ontologia discursiva de Os Sertões, problematizando-se as relações entre as categorias de historicidade, ficcionalidade e literariedade na composição narrativa euclidiana, destacando-se, ainda, as contribuições decisivas de uma versão histórico-literária da Revolução Francesa, o romance Quatrevingt-treize [Noventa e Três, 1874], de Victor Hugo (1802-1885), para o consórcio da ciência e da arte intentado por Euclides. Nas Considerações Finais, tomando-se como referência as discussões historiográficas contemporâneas acerca da narrativa, reitera-se que a análise da construção do enredo da obra euclidiana evidenciou um processo complexo, no qual o escritor se valeu tanto de relatos históricos quanto de narrações imaginárias, para comunicar aos futuros historiadores o seu juízo sobre a Guerra de Canudospt
dc.description.abstractAbstract: This thesis at discussing the floods of the social imaginary of the French Revolution in the process of constructing the narrative of Canudos War (1896-1897), in ¿Os Sertões¿ (Rebellion in the Backlands, 1902), by Euclides da Cunha. (1866-1909). From this perspective, some of the relations that link the historical narratives and fictional accounts that are established in the body of the above mentioned work, highlighting the strength of the images related to the 1789 Revolution in the bulk of the Euclidian plot. This thesis presents five main stages. In the first chapter, relevant aspects of the life and work of Euclides da Cunha are dealt with from a biographical outline. In the second chapter, the presence of the French Revolution is discussed in the body of then Euclidian work and it is argued that this process was held in the most relevant set of historical events in the theoretical references of the author; since, for him, the French paradigm was presented as an explanatory pattern of the processes undergone in the Brazilian society in the past two decades in the 19th century. In the third chapter, the construction of the Euclidian narrative of Canudos War is touched on through the hypothesis that postulates the existence of three privileged moments within this process: the first one happens before Euclides contacts the backland conflict. The second one occurs while the correspondent from ¿O Estado de São Paulo¿ newspaper is in Bahia; and the third one after the end of the conflict which is materialized in the pages of ¿Os Sertões¿. In the last chapter, it is discussed the philosophical part concerning the human beings, bringing up the relations among categories of historicity, fiction, and literacy in the construction of the Euclidian narrative, bringing attention to the ultimate contributions of a historical-literary version of the French Revolution, the novel ¿Quatrevingt-treize¿ (Ninety-three, 1874), by Victor Hugo (1802-1885) to the group of science and art created by Euclides. In the final considerations, taking as references the contemporary historiographic discussions about the narrative, it is said that the analysis of the construction of the plot of Euclides work posed a complex process in which the author profited from historical accounts, as well as, imaginary narratives to communicate to future historians his judgments about Canudos Waren
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Raimundo Nonato Pereira. A Nossa Vendeia: o imaginario social da Revolução Francesa na construção da narrativa de Os Sertões. 2007. 353 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280400>. Acesso em: 7 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePolitica, Memoria e Cidadept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Históriapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameHardman, Francisco Footpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSchiavinatto, Iara Lis Francopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNeto, Jose Alves de Freitaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Paulo Santospt_BR
dc.date.defense2007-02-28T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-08T00:34:35Z-
dc.date.accessioned2018-08-08T00:34:35Z-
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280400-
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