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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : Edgar Salvadori De Deccapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanaspt_BR
dc.format.extent390 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleMentes que brilham : (sindicalismo e praticas culturais dos metalurgicos de São Bernardo)pt_BR
dc.contributor.authorParanhos, Kátia Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisorDe Decca, Edgar Salvadori, 1946-2016pt_BR
dc.contributor.advisorDecca, Edgar Salvadori Dept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subjectSindicalismopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMovimento operario - São Bernardo do Campo (SP)pt_BR
dc.subjectSindicatos - Metalúrgicos - São Bernardo do Campo (SP)pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem como objetivo analisar o processo de afirmação de práticas culturais desenvolvidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema ao longo das décadas de 70 e 80 do século xx. A despeito da ditadura militar e da estrutura sindical corporativa, foi possível encontrar uma trilha - ainda não percorrida em outros estudos -, que apontava para ações que combinavam, de modo muito especial, sindicalismo e cultura. Ao abordar as práticas culturais instituídas pelos dirigentes sindicais de São Bernardo, entendo-as como um campo do conhecimento, do simbólico e da intervenção social. De uma forma geral, busco então evidenciar algumas características e problemas dessas iniciativas. Para tanto, examino de que maneira a organização, a mobilização e as lutas dos metalúrgicos estão intrinsecamente vinculadas a uma rede.de práticas e relações culturais. Ao focalizar as práticas culturais, compreendidas num sentido amplo, considero a importância de diferentes estratégias para o movimento operário do ABC. Levo em conta a produção de jornais, o aprendizado nos congressos e na escola de madureza e supletivo do sindicato, a criação de grupos de teatro, os eventos promovidos pelo Departamento Cultural, a implantação dos cursos de formação e da TV dos Trabalhadores. Ao mesmo tempo, procuro ressaltar a presença e a intervenção dos trabalhadores da base, dos sindicalistas e de intelectuais ligados a uma tradição de esquerda que, durante anos, investiram seus esforços na construção de uma ação sindical diferenciada. Dentre as múltiplas faces do Sindicato de São Bernardo, a existência de um viés cultural, unindo e, por vezes, afastando operários e intelectuais, demonstra o quanto a história dos trabalhadores está mais para uma comparação com um caleidoscópio do que com uma régua. Aquilo que, aos olhos do observador externo à cena sindical do ABC, pode parecer um espetáculo marcado pela plena consonância e comunhão de propósitos, não resiste ao conftonto com a pesquisa empírica. Não foram poucos os conflitos que, obviamente, resultaram em vencedores e vencidos, muitos dos quais acabaram alijados dos projetos em curso. Afinal, as práticas culturais aqui analisadas foram submetidas a um constante processo de rediscussão e/ou atualização, o que envolve uma relação de forças no interior do próprio sindicato. Seja qual for o saldo dessas iniciativas, não se pode negar que, diante de um dos períodos mais repressivos da história deste país, foi possível inventar, criar formas alternativas de luta, abrir outros caminhos, explorar brechas e dar voz e vez a novas formas de sensibilidadept
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to analyze the process of cultural practices developed by the Metallurgical Labor Unions in the cities of São Bemardo do Campo and Diadema during the 1970' s and 1980's. Despite military dictatorship and the corporate labor union structure, it was possible to find a track, that had never been run on before in other studies, which pointed towards the combination of labor unionism and culture in a very special way. When I approach the cultural practices implanted by the directors of the São Bemardo Labor Union, I seem them as a field of knowledge,of symbolism and of social intervention. Generally I therefore seek to make some characteristics and problems af these initiatives evident. To do so, I examine in what way the organization, the mobilization and the battles of the metallurgists are intrinsically bound to a network of cultural practices and relations. As I focus on cultural practices which are understood in a broad way I consider the importance of different strategies for labor movement in the region of the capital of São Paulo. I take into account the production of newspapers, what is leamed in conferences and in the adult education courses sponsored by the union, the creation of drama groups, the events promoted by the Department of Culture, the implementation of training courses and the creation ofthe Workers TV. At the same time, I try to highlight the presence and intervention of the workers, of the union members and of the intellectuals tied to a traditional left wing which for several years invested their efforts in building a differentiated labor union action Among the multiple facets of the São Bemardo Labor Union, the existence of a biased culture that some times unites and some times separates labor workers and intellectuals shows how much the history of the laborers is more comparable to a kaleidoscope than to a ruler. That spectacle which to the eyes ofthe outside observer, may appear to be a spectacle marked by the complete consonance and communion of proposals, does not resist the confrontation with empiric research. There were many conflicts that obviously resulted in winners and losers and many of which ended up out of the projects that were in progressoFinally, the cultural practices that were analyzed were constantly rediscussed and/or updated, which envolves a relationship of forces in the inside of the labor union. Whatever the balance of these initiatives are, it can not be denied that during one of the most repressive periods of this country's history it was possible to invent, create altemative ways of to fight for rights and open up other ways , explore chances and speak new ways of sensibilityen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationPARANHOS, Kátia Rodrigues. Mentes que brilham: (sindicalismo e praticas culturais dos metalurgicos de São Bernardo). 2002. 390 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280272>. Acesso em: 31 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Históriapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMaroni, Amnerispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBatalha, Claudio Henrique de Moraespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMartins, Heloisa Helena Teixeira de Souzapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRodrigues, Iram Jácomept_BR
dc.date.defense2002-02-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-31T22:57:14Z-
dc.date.accessioned2018-07-31T22:57:14Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-31T22:57:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paranhos_KatiaRodrigues_D.pdf: 31387389 bytes, checksum: 5d6b5c3fb96cc3d19416a6aac5c54aca (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280272-
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