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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Alcides Hector Rodriguez Benoitpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanaspt_BR
dc.format.extent111 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleSobre a doutrina das paixões no estoicismopt_BR
dc.title.alternativeOn the stoic doctrine of passionspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ronildo Alves dospt_BR
dc.contributor.advisorBenoit, Alcides Hector Rodriguez, 1951-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subjectEstóicospt_BR
dc.subjectFilosofia antigapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectFilosofia - Históriapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subject.otherlanguageEstoicosen
dc.subject.otherlanguagePhilosophy, Ancienten
dc.subject.otherlanguageEthicsen
dc.subject.otherlanguagePhilosophy - Historyen
dc.subject.otherlanguageEmotionsen
dc.description.abstractResumo: A luta contra as paixões aparece como o ponto alto da adesão estóica à ordem universal. A paixão é contrária à natureza racional do homem e ruína sua harmonia interior. É nela que reside o mal. Entretanto, esse mal não tem uma causa externa. Sendo a afetividade uma disposição da razão, a paixão aparece como uma busca ou rejeição voluntária de algo erroneamente considerado como um bem ou um mal. Tendo em vista o ideal de perfeição humana e cósmica elaborado pelos estóicos e exemplificado na sua figura do sábio, a preocupação com as paixões teve um lugar de destaque em sua filosofia. Sua descrição apresenta as contribuições de tradição tanto pneumática quanto nãopneumática, é assim que podemos entender um fenômeno interpretado ao mesmo tempo com juízo errôneo, impulso excessivo ou conduta irracional e contrária à naturezapt
dc.description.abstractAbstract: The struggle against passion appears as the high point in the stoic adherence to the universal order. Passion is contrary to the human beings' rational nature and ruins their interior harmony. Evil resides in it. However, this evil has no external cause. Since affection is a disposition of reason, passion appears as a search or a voluntary rejection for something wrongly considered as good or evil. Considering the ideal of human and cosmic perfection systematized by stoics and exemplified by their sage figure, the concern with passion was prominent in their philosophy. Their description presents contributions from both pneumatic and non-pneumatic origins. This is how we can understand a phenomenon which is at the same time interpreted as wrong judgment, excessive impulse or irrational conduct, contrary to natureen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ronildo Alves dos. Sobre a doutrina das paixões no estoicismo. 2008. 111 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280135>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Filosofiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNeto, Francisco Benjamin de Souzapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Maria Carolina Alves dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCornelli, Gabrielept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMarsola, Mauricio Pagottopt_BR
dc.date.defense2008-02-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T23:37:49Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T23:37:49Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T23:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_RonildoAlvesdos_D.pdf: 813756 bytes, checksum: 944d2b3f9ee6fcabe69d8fa4d1280966 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280135-
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