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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
Author: Castro, Ana Lucia de
Advisor: Ramos, José Mario Ortiz, 1950-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa o culto ao corpo como forte tendência de comportamento e uma das dimensões dos estilos de vida construídos, pelo consumo, nas sociedades contemporâneas. Procura-se, primeiramente, abordar a materialidade desta prática cultural, a partir da discussão de dados relativos ao mercado da beleza e da boa forma. Num segundo momento, duas publicações relativas ao tema -Boa Forma e Corpo a Corpo - são analisadas a fim de se perceber as mediações entre mídia e sociedade, entendendo-se que entre elas existe uma relação na qual os conteúdos da sociedade são absorvidos e reciclados pelos meios de comunicação de massa e vice-versa.Sem desconsiderar a coerção social exercida sobre os indivíduos, impelindo-os a preocuparem-se com a beleza de seus corpos, busca-se compreender as motivações para a prática regular de atividade física. Os cuidados dispendidos com a apresentação são vistos como forma de construção de identidade e estratégia de distinção no variado empório de estilos característico do mundo contemporâneo.Para tanto, realizou-se trabalho de campo em quatro academias de diferentes portes e regiões da cidade de São Paulo, onde investigamos seis modalidades de atividade física: capoeira, dança de salão, ginástica, ginástica para terceira idade, yoga e musculação, aplicando-se questionário, realizando-se entrevistas em profundidade e observação com registro em diário de campo.Classe social, gênero e geração despontam, na análise do material, como variáveis definidoras da escolha da modalidade de atividade física, que se configura uma das dimensões do estilo de vida e uma forma de sociabílídade dos indivíduos

Abstract: The purpose of this work is to discuss the body cult as a behvior' s strong tendency, and one of the dimensions of constructed life stles, through consume, in contemporary societes. Firstly, it seeks to approach the material aspect of this cultural practice,from informationrelated to beauty andfitness market segment. Secondly, it analizes two publications related to the subkect - Boa Forma and Corpoa Corpo - inorder to perceive the existing mediations between media and society, understanding that between them theris a relation, in wich contents of society are assimilated and recycled by the mass communication means and conversely.It does not discredit the social coercionupon individual, leads wich them to worry about their bodies beauty, this study seeks to understand ali the cares with presentation as a way of construction of identity and a strategy of disitinction, in a wide range of styles market, a mark of the contemporary world.In order to achieve themain purpose of thisstudy,it was done a work at four fitness centers of different sizes and regions in the city of São Paulo, where it was searched six physical activities modalities: capoeira, yoga, gymnastics, third age gymnastics, ball-room dance and muscles exercises, wherea questionnaire was applied, deep interviews done, and observationfollowed by daily field recordo. Social class, gender and generation appear with thematerial analyses, as variable definition aspects when choosing a modality of physical activity, wich configure a dimension of life style and a way ofl sociability for the individuais
Subject: Corpo humano
Estilo de vida
Mídia (Publicidade)
Consumo
Sociabilidade
Identidade
Narcisismo
Hedonismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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