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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Cultura e mercado no contexto transnacional : uma etnografia da tecnologia empresarial Odebrecht
Author: Gonçalves, Alicia Ferreira
Advisor: Ruben, Guilhermo Raul, 1947-
Abstract: Resumo: Esta tese apresenta uma descrição densa dos processos econômicos nacionais e transnacionais realizados por uma empresa construtora que pertence a um Grupo privado nacional que atua no contexto transnacional: a Construtora Norberto Odebrecht (CNO) que integra o Grupo Odebrecht. Neste estudo é enfocada a atuação da empresa construtora em dois países: Brasil e Peru. A empresa transnacional é considerada como um foco estratégico para a compreensão das mudanças em curso na sociedade contemporânea apreendidas nesta tese a partir de uma perspectiva latino-americana. Devido a sua relevância para a economia latino-americana, particularmente, para a economia brasileira, o caso Odebrecht permite explorar analiticamente as duas indagações de natureza teórica que propõe este estudo: A primeira indagação é: quais são as conexões existentes entre a cultura e o mercado? E quais são as conexões existentes entre os fatores que se desenvolvem na esfera nacional e os fatores transnacionais? Com a finalidade de desenvolver neste estudo as questões enunciadas acima adoto como foco empírico estratégico a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). A TEO é apreendida a partir da sua dimensão institucional que se explicita nos relatos da cúpula empresarial e nas publicações oficiais do Grupo e na sua dimensão empírica, nas práticas sociais concretas, que são apreendidas por meio dos relatos dos agentes empresariais que a praticam. Visando construir uma descrição densa dos processos desenvolvidos pela construtora foram realizadas entrevistas, conversas informais, observações, coleta de dados nos escritórios e nos canteiros de obras da construtora nos dois países, paralelamente, foram realizadas visitas (a) e coleta de dados em vários órgãos envolvidos no campo das construtoras no Brasil e no Peru. A experiência empírica da Odebrecht analisada nesta tese, a partir de uma perspectiva etnográfica explicita de que forma se articulam histórica e concretamente os fatores de ordem cultural e o mercado e os fatores nacionais e os transnacionais. Essas articulações se expressam na TEO que realiza a mediação entre a cultura e o mercado e os fatores nacionais e os transnacionais

Abstract: This work presents a thick description of the national and transnational economics process building by a construction enterprise of a private national group that operates in a transnational context: the Norberto Odebrecht Build (NOB), belongs to Odebrecht Group. In this study is focused the built enterprise operation in two countries, Brazil and Peru. In this thesis the transnational enterprise is considered as a strategic focus to understanding the changes in course in the contemporary society in a Latin American perspective. In order to its significance to Latin American economy, mainly in relation to Brazilian economy, Odebrecht case allows to explore in an analytic way two theoretical questions of this work. The first question is about the connections between culture and market, and the other is the relation between the factors involved in a national sphere and the transnational. The empirical focus is the Odebrecht Entrepreneur Technology (TEO), an Entrepreneur Culture and Management Technology, and it is viewed here in relation to its institutional dimension in the relates of the entrepreneur direction and official publications of the Group, and in the empirical way, in the social practices, viewed through the professionals relates. The methodological way was based in a thick description about the developed process by the Group, as interviews, informal conversations, observations, field work collection (bureaus, building in the two countries), and visits and data collection in some organisms involved in this field, in Brazil and Peru. The empirical experience of Odebrecht analyzed in this thesis, starting from an ethnographic perspective, shows as the cultural factors and market, and national and transnational factors are articulated.
Subject: Construtora Norberto Odebrecht
Antropologia social
Etnologia
Cultura
Cultura organizacional
Administração de empresas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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