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Type: TESE
Title: Da sensação ausente à sensação como potência = tema e variações sobre a relação arte-tecnologia
Title Alternative: From the absent sensation to the sensation as potency : theme and variations on art-technology
De la sensation absente à la sensation comme puissance : thème et variations sur le rapport art-technologie
Author: Freire, Emerson, 1972-
Advisor: Santos, Laymert Garcia dos, 1948-
Abstract: Resumo: Um dos pressupostos básicos da presente tese é considerar que há realmente potencialidades a serem exploradas na relação arte-tecnologia. Todavia, apresentar tal relação em forma de dicotomia, maiormente nas expressões contemporâneas baseadas em informação digital, parece pouco promissor, embora seja prática comum. Valorar uma obra artística pelo maior ou menor uso de dispositivos técnicos em sua composição, por qual software ou hardware foram utilizados, só empobrece a discussão. Outro pressuposto fundamental é de que a sensação como campo problemático é central para que um encontro positivo entre arte-tecnologia ocorra. No entanto, costuma-se considerar que a tradução dos sentidos em dispositivos digitais, criando ambientes interativos ou imersivos centrados apenas na qualidade representativa dos aparatos, são suficientes para abarcar a complexidade da sensação. Uma consequência é a diminuição do conceito de informação das tecnologias atuais à mera troca de sinais, conforme preconizava já em seu início a cibernética. Assim, desenvolve-se apenas a parte empírica da sensação, deixando outra parte importante de fora, qual seja, aquela que o filósofo francês Gilles Deleuze chamou de sentiendum, ou aquilo que permite criar novos afectos e perceptos, devires outros. É na articulação entre sensação e informação que acredita-se residir o potencial para práticas que pretendem responder à altura aos desafios colocados pelo desenvolvimento da tecnociência contemporânea; práticas que não só incluem como extrapolam o mundo da arte

Abstract: One of the basic assumptions of this thesis is to consider that actually there are potentialities to be explored in the relation between art and technology. However, presenting this relationship in the form of dichotomy mainly in contemporary expressions based on digital information, seems unpromising, although it is common practice. Valuing an artistic work at greater or lesser use of technical devices in its composition, by which software or hardware were used, only impoverishes the discussion. Another key assumption is that the sensation as a problematic field is central to promote a positive encounter between art-technology to be possible to occur. However, it is usual to considering that the translation of our senses in digital devices, creating immersive or interactive environments centered only on the representative quality of the devices are sufficient to encompass the complexity of the sensation. One consequence is the reduction of the concept of information of current technologies to mere exchange of signals, as it has already been advocated early by cybernetics theory. Thus, it is only developed the empirical part of the sensation, leaving out other important part, which is the one that the French philosopher Gilles Deleuze called sentiendum, that is, what allows us to create new affections and perceptions, other becomings. It is the link between sensation and information that it is believed to be the potential for practices wishing to adjust to the challenges placed by the development of contemporary technoscience; practices that not only include but go beyond the world of the art
Subject: Arte e tecnologia
Tecnologia da informação
Percepção
Individuação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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