Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279906
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Grupos semi-autonomos e times de produção : novas formas de gestão do trabalho em duas montadoras de caminhões e onibus (Mercedes Benz e Scania)
Author: Furtado, Olavo Henrique Pudenci
Advisor: Araújo, Angela Maria Carneiro, 1952-
Abstract: Resumo: Em nossa pesquisa procuramos analisar as modalidade particulares de trabalho em grupo na organização da mão-de-obra fabril no processo de produção de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus) tendo como objeto de estudo duas montadoras multinacionais com fábricas sediadas no Brasil: Mercedes-Benz (MBB) e Scania, ambas localizadas em São Bernardo do Campo (SP). Nosso foco serão as mudanças organizacionais decorrentes da implantação e desenvolvimento de grupos de trabalho ao nível do chão de fábrica em duas montadoras de veículos pesados, a Scania e a Mercedes-Benz. O objetivo central desta pesquisa, portanto, é explicar quais razões levaram estas empresas a implantar os grupos de trabalho, quais os objetivos destas empresas ao adotarem esta forma de organização do trabalho e verificar o funcionamento efetivo destes grupos no sentido de questionar se a pratica concreta dos grupos corresponde ao modelo e aos objetivos propostos. Se o grupo de trabalho (team work) representa um avanço em termos de democratização das relações de trabalho, o mesmo deve ser decorrente de um processo democrático de negociação entre a empresa e as representações de trabalhadores, no caso, comissões de fábrica e sindicato

Abstract: : In our research we want to evaluate the unique modalities of team work in the organization of the employees in the process of production of trucks and busses having as the object of study two multinational companies with plants located in Brasil: Mercedes-Benz (MBB) and Scania, both in Sao Bernardo do Campo (SP). Our focus will be the organizational changes as the result of the implementation and development of team works at the level of shop floor in these two companies, Scania and Mercedes-Benz. The main objective of this research, therefore, is to explain what the reasons are that made these companies adopt this way of work organization and verify the effectiveness of these team works in order to interrogate if what I occurring in these teams really corresponds to the original model and objectives proposed. If the team work represents an advance in terms of work relations democratization, this must come from a democratic process of negotiation between the company and the trade unions
Subject: Grupos de trabalho
Indústria automobilística
Administração da produção
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FURTADO, Olavo Henrique Pudenci. Grupos semi-autonomos e times de produção: novas formas de gestão do trabalho em duas montadoras de caminhões e onibus (Mercedes Benz e Scania). 2004. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/279906. Acesso em: 19 set. 2019.
Date Issue: 2004
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Furtado_OlavoHenriquePudenci_D.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.