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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Arte, trabalho e profissão docente : contradições nas relações de trabalho dos artistas na universidade pública
Title Alternative: Art, work and teaching profession : contradictions in the work relationships of artists at the public university
Author: Arruda, Cármen Lúcia Rodrigues, 1960-
Advisor: Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli, 1949-
Abstract: Resumo: O objetivo deste estudo é analisar contradições observadas nas relações de trabalho de artistas docentes no ensino superior público. O recorte analítico privilegiou o Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, lócus da pesquisa. Três dimensões foram selecionadas: a contextualização histórica da criação da Unicamp e do Instituto de Artes, o processo de institucionalização da Arte no ensino superior e as relações de trabalho de artistas no contexto de uma instituição burocrática, organizada de forma racional e legal. Foram analisados dados históricos, documentais e estatísticos sobre a história da Unicamp, o ensino superior e as políticas públicas de cultura, além de entrevistas realizadas com professores do Instituto de Artes, cujo corpo docente é composto por professores que desempenham suas atividades sob duas formas distintas de carreira: a do Magistério Superior, em que é exigido no mínimo o título de doutor, da mesma forma que para todas as outras áreas da Universidade; a do Magistério Artístico, criada especialmente para manter, no corpo docente da Universidade, artistas com domínio do fazer artístico, o notório saber, mas sem qualificação formal em graduação e/ou em pós-graduação. A docência universitária é, atualmente, uma possibilidade crescente de assalariamento para o artista, frequentemente submetido a formas efêmeras e instáveis de trabalho, levando a uma tendência crescente na formação desse profissional em nível superior - graduação e pós-graduação - na área de Artes. A formação e o trabalho institucionalizados revelam, hoje, problemas e tensões antes inexistentes para a área, indicando que a universidade ainda não possui mecanismos eficientes para o reconhecimento da produção artística como produção acadêmica. A relevância deste estudo refere-se ao processo de institucionalização da arte, por meio da formação no ensino superior, uma dimensão historicamente recente

Abstract: The aim of this research is to analyse contradictions observed in the work relationships of artists teaching in public higher education. The analysis snapshot privileged the 'Arts Institute' from Universidade Estadual de Campinas, locus of the research. Three dimensions were selected: the historical context of the creation of Unicamp and the 'Arts Institute', the institutionalization process of Arts in Higher Education and the work relationships of artists within the context of a bureaucratic institution, organized rationally and legally. Historical, documental and statistical data about the history of Unicamp, higher education and culture public policies were analysed, besides interviews with teachers from the 'Arts Institute', where the teaching staff is composed of teachers who carry out their activities in two distinct career modes: Higher Education Teaching where at least a doctor's degree is required, as in all the other areas of the University, and Arts Teaching which was created especially to hire artists with notorious knowledge and a vast artistic production, but with no formal graduate and/or post-graduate qualifications. The university teaching is currently a growing possibility for the artists to have a fixed remuneration, as they are frequently submitted to ephemeral and unstable working modes, what leads to an increasing trend in the formation of this professional at higher level - graduate and post- graduate degrees - in Arts. The institutionalized formation and work reveal today problems and tensions that were inexistent earlier in the area, thus indicating that the university does not yet have the efficient mechanisms for the recognition of the artistic production as an academic production. The relevance of this study refers to the process of arts institutionalization through higher education formation, a historically recent dimension
Subject: Artistas - Goiás (Estado)
Artes
Trabalho
Profissões
Ensino superior
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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