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Type: TESE
Title: Uma ecologia dos meios tecnológicos dos DJs de música eletrônica de pista : habilidades, percepção e corpo
Title Alternative: An ecology of technological means of DJs of electronic dance music : skills, perception, body
Author: Malhão, Rafael da Silva, 1982-
Advisor: Ferreira, Pedro Peixoto, 1975-
Abstract: Resumo: A presente dissertação tem como objeto e objetivo central compreender o processo tecno-genético de formação dos DJs de Música Eletrônica de Pista (MEP) para uma atuação efetiva frente a uma pista de dança. Para dar conta da tarefa que me propus dediquei-me a analisar este processo a partir de três de abordagens distintas, a saber, tecnologia, técnica e habilidade, que assumem dinâmicas relacionais diferentes que dependem do objetivo e combinação estabelecida entre elas, e a partir destes diferentes cenários relacionais estas combinações orientam ritmos específicos de interação entre humanos e máquinas. Estas combinações e ritmos foram o núcleo para a análise mais profícuo identificado para explorar o DJ como conceito e prática no âmbito da MEP. Estas três abordagens visam desdobrar as questões relativas a cada tópico supracitado e a integração destas abordagens se dá por meio de uma experiência estética não contemplativa. A primeira abordagem tem como preocupação central as diferentes formas em que a tecnologia de reprodução sonora foi relevante para MEP e visa constituir uma base material da mudança tecnológica para as discussões abordadas subsequentemente. A segunda abordagem parte desta base tecnológica a fim de apresentar as possíveis formas de constituição das habilidades, das técnicas e do corpo por meio da atuação sinérgica para fins comuns entre DJs e tecnologias de reprodução sonora. A terceira abordagem se vale das duas anteriores para tentar compreender a relação que se estabelece entre estes modos tecnológicos e técnicos de formação das habilidades e percepção que contribuem na forma de interação entre DJs e pista de dança, atendo-se principalmente, nas potencialidades e especificidades de uma proposta tecno-estética que busca escapar da passividade contemplativa na relação entre público e executores de atos estéticos. Este percurso se fez necessário para a compreensão do papel das tecnologias na formação dos sentidos e das ações a eles correspondentes durante o processo de aprendizado das técnicas sendo elas de discotecagem ou modos de dança. Por fim, identifico, assim como alguns autores que perpassam o texto, que o modo de percepção, bem como o corpo que percebe ? e todas as implicações desta situação ? não são dados a priori, e sim, se constituem ao longo das diferentes interações com o ambiente e com a tecnologia. E que uma abordagem estética que privilegie a experiência estética mediada por objetos que não são necessariamente estéticos, mas objetos que possibilitam diferentes reticulações do espaço e do tempo por meio do seu modo de manipulação e inserção em contextos específicos foi a maneira mais interessante para descrever a relação entre DJs, tecnologias e pista de dança

Abstract: The aim of this study is to understand the techno-genetic process of the development of Electronic Dance Music (EDM) DJs in an effective performance in the dance floor. To be able to accomplish this task I analyse the process from three distinct approaches, namely technology, techniques, and skills that assume different relational dynamics depending on the goal and the combination stabilished among them, and from those different relational scenaries those combinations orient toward specific rhythms of interaction between mankind and machines.These combinations and rhythms were the most proficuous nucleous to the analysis, identified to explore the DJ as concept and practise in EDM. Those three approaches are to unfold the issues regarding each topic above mentioned and the integration of the approaches happens through a non-contemplative aesthetic experience. The first approach aims the different ways sound reproduction technology was relevant to EDM and intends to build a material base of technological change to the discussions subsequently dealt. The second approach derives from said technological base in order to present the possible ways of developing skills, techniques, and body by the synergic movement to common goals between DJs and sound reproduction technology. The third approach derives from the first two aiming to understand the relation stablished among the technological ways and the techniques to form the skills and perceptions that contribute the way of interaction between DJs and the dance floor. It focuses mainly in potencialities and specificity of the techno-aesthetic proposal that tries to scape from contemplative passivity in the relation between the audience and the performer of aesthetic acts. All this process was needed to understand the role the technologies play in the formation of senses and actions corresponding to them during the technique learning process of either DJing or dance moves. Consequently, I identified, as well as some autors who perpassed the text, the fact that the way of perception and the body that perceives and also all implications of this situation are not given a priori, and that way, are constituted during the different interactions with the environment and technology. Also an aesthetic approach that previleges the aesthetic experience mediated by objects not necessarily aesthetic, but objects with different reticulations of the space and the time through their form of manipulation and inserction in specific contexts was the most interesting way to describe the relation between DJs, technologies, and dance floor
Subject: Música eletrônica
Disc jockeys
Tecnologia educacional
Som - Registro e reprodução
Corpo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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