Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278823
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Ciencia e politica em Karl Popper : de acordo com a concepção popperiana, qual seria a possibilidade de haver, no ambito da politica, um processo de discussão e escolha teorica semelhante ao que ele afirma existir na ciencia?
Author: Rufatto, Carlos Alberto
Advisor: Peluso, Luís Alberto
Abstract: Abstract: Not informed.
Resumo: De acordo com Popper, no âmbito da Ciência haveria a possibilidade para uma discussão e escolha racional entre teorias concorrentes. Esta tese procura investigar se um processo semelhante seria possível no âmbito da concepção popperiana de política. A partir de uma análise da concepção de Popper sobre a Ciência se procurará determinar quais as condições que tornariam possível a discussão e a escolha racional de teorias nesta esfera. De posse desses dados se investigará quais as condições que possibilitariam um processo semelhante a este no âmbito da concepção popperiana de política. Um dos resultados da investigação é a constatação de que Popper, apesar da importância que confere para a racionalidade na política, não se aprofundou na análise das condições que poderiam viabilizar tal projeto. O objetivo principal da tese é fazer avançar o debate a respeito desta questão. Se argumentará no sentido de mostrar que as condições que garantem a discussão e a escolha racional de teorias, tanto na Ciência como na política, são bastante semelhantes; e que algumas condições, que não foram abordadas em profundidade por Popper, podem ser elaboradas segundo uma interpretação que estabelece relações com sua concepção de Ciência e que se mostram em sintonia com a tradição liberal da qual ele é tributário
Subject: Popper, Karl R. (Karl Raimund), 1902-1994
Ciência política
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RUFATTO, Carlos Alberto. Ciencia e politica em Karl Popper: de acordo com a concepção popperiana, qual seria a possibilidade de haver, no ambito da politica, um processo de discussão e escolha teorica semelhante ao que ele afirma existir na ciencia?. 1991. 161f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/278823>. Acesso em: 13 jul. 2018.
Date Issue: 1991
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rufatto_CarlosAlberto_M.pdf19.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.