Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278819
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano
Author: Sousa, Dalila Doring
Advisor: Migliaccio, Luciano
Abstract: Resumo: Esta dissertação compreende um estudo sobre o significado artístico da representação dos pobres nas pinturas religiosas caravaggescas napolitanas a partir da "Adoração dos pastores" no MASP, atribuída a Bartolomeo Passante levando em consideração a sociedade, a religião e as teorias artísticas pautadas pelas prescrições iconográficas da Contra-Reforma. Caravaggio foi um pintor revolucionário na proposição de uma "epopéia plebéia" através de suas obras consideradas paradigmáticas no ambiente artístico napolitano, fato que deu origem a um círculo de pintores oriundos do atelier de Ribera e voltados para esta poética mediante a interpretação que o pintor espanhol fez do caravaggismo resultando em repertórios de obras indicativas da representação de tipologias da pobreza enquanto um fenômeno estético

Abstract: This dissertation is concemed to the study on the artistic meaning of the poor people representation in neapolitans caravaggesche religious paintings from the "Adoration of the shepherds" in the MASP museum, atributed to Bartolomeo Passante considering the society, the religion and the Counter Reformation artistic theories due to the iconograpbic prescriptions. Caravaggio was a revolutionary painter on the proposition of a "plebean epopee" througb bis works considered paradigmatic on the neapolitan artistic surrounding, what engendred a painters circle origined on the workshop of Ribera and turned to this poetic through the interpretation that the spanish painter made of the caravaggism resulting on repertories of works indicating the representation of the poverty tipologies as a aestetic phenomena
Subject: Caravaggio, Michelangelo Merisi da, 1573-1610
Ribera, Jusepe de, 1591-1652
Pintura barroca
Contra-reforma na arte
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUSA, Dalila Doring. A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano. 2002. 288p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/278819>. Acesso em: 31 jul. 2018.
Date Issue: 2002
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sousa_DalilaDoring_M.pdf28.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.