Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278767
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Programa de Despoluição do Rio Tiete : uma analise de concepções no tratamento de recursos hidricos e da participação de diferentes atores
Author: Fracalanza, Ana Paula
Advisor: Ferreira, Leila da Costa, 1958-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa as mudanças de concepção no tratamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Alto Tietê e a participação de diferentes atores neste processo. Isto é feito tendo como referência o Programa de Despoluição do Rio Tietê, anunciado em 31 de janeiro de 1992 pelo Governador do Estado de São Paulo durante os preparativos para a realização da Eco-92. Este Programa foi antecedido por uma importante mobilização popular em prol da despoluição do rio Tietê, a chamada Campanha pela Recuperação e Preservação do Tietê, que contou com a participação de diferentes atores sociais. A partir de entrevistas qualitativas semi-estruturadas, realizadas com representantes dos atores sociais e dos demais atores pertencentes a agências estatais promotoras das políticas públicas relacionadas, foi analisada a participação dos diferentes atores no surgimento e na implementação do Programa de Despoluição do Rio Tietê (PDRT). A análise das ações que precederam o lançamento do Programa, bem como a fase de implementação do mesmo, permitiram evidenciar: As diversas formas de participação dos atores sociais no processo de surgimento e implementação do Programa; Alguns dos conflitos e das tensões que se manifestaram, nas diversas fases, entre as ações desenvolvidas e os objetivos e intenções dos atores sociais e dos agentes governamentais; As mudanças das ações no PDRT durante a implementação do mesmo, bem como algumas das razões que permitem explicar as mudanças empreendidas.

Abstract: Not informed.
Subject: Políticas públicas
Política ambiental
Recursos hídricos - Desenvolvimento
Água - Poluição
Controle de poluição industrial
Saneamento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FRACALANZA, Ana Paula. Programa de Despoluição do Rio Tiete: uma analise de concepções no tratamento de recursos hidricos e da participação de diferentes atores. 1996. 89f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/278767>. Acesso em: 21 jul. 2018.
Date Issue: 1996
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fracalanza_AnaPaula_M.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.