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Type: TESE DIGITAL
Title: A produção de sentidos sobre a bomba atômica em diferentes tipos de discursos
Title Alternative: The production of senses about the atomic bomb on different types of discourses
Author: Brugliato, Érica Talita, 1990-
Advisor: Almeida, Maria José P. M. de (Maria José Pereira Monteiro de), 1944-
Abstract: Resumo: Nosso objetivo foi analisar o funcionamento de uma unidade de ensino que proporcionasse a alunos do Ensino Médio uma aproximação com diferentes tipos de discurso e possibilitasse a produção de sentidos sobre elementos da bomba atômica, além de ajuda-los a desenvolverem a habilidade de leitura. Nossa questão de estudo foi elaborada de forma a condizer com esse objetivo, sendo apresentada da seguinte forma: Como os diferentes tipos discursivos contribuem para a produção de sentidos dos estudantes do Ensino Médio sobre elementos relacionados à bomba atômica? O apoio teórico-metodológico se baseia em noções da análise do discurso de vertente francesa, iniciada por Michel Pêcheux, e divulgada no Brasil principalmente por Eni Orlandi publicados no Brasil. A unidade foi aplicada numa escola pública do interior de São Paulo com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os diferentes tipos de discursos sobre o desenvolvimento da bomba atômica utilizados foram: filme, história em quadrinhos, divulgação científica, livro paradidático e roteiro teatral. Realizamos a análise de discursos construídos a partir das informações coletadas por meio de questionários aplicados ao final das aulas e de gravações das mesmas. Essa análise apresentou indícios de que cada tipo de discurso teve um efeito diferenciado sobre os alunos. O filme foi importante para que eles se envolvessem com o tema, permitindo uma ampla discussão em sala de aula. A história em quadrinhos, causou uma reação inicial positiva nos alunos, porém, possivelmente, devido à sua extensão e tipo de conteúdo, acabou contribuindo para que os leitores se dispersassem e não participassem das discussões. A divulgação científica possibilitou que os alunos quisessem ir além do texto para compreender os fenômenos da bomba atômica e com isso os estudantes participaram mais da aula. Já o roteiro teatral foi muito bem aceito por parte dos alunos, isso porque muitos deles gostavam de teatro e o tipo de discurso permitiu uma aproximação maior entre o que estava sendo discutido em sala e as histórias de vida deles. Podemos observar que uma proposta como essa, na qual estejam presentes diferentes tipos de discursos pode contribuir para que os alunos participem mais da aula. Isso porque os alunos são diferentes entre si, de maneira que a produção de sentidos tende a ser diferente para cada um. Além disso, cada aluno pode se identificar mais com um tipo de discurso do que com outro. A proposta com esses diferentes tipos possibilita que a maioria dos alunos em algum momento da aula se sintam atendidos e participem buscando interpretar o conteúdo

Abstract: Our objective was to analyze the operation of an educational unit that provide the high school students an approach with different types of discourse and would enable the production of senses about elements of the atomic bomb, as well as help them develop the ability to read. Our study question was elaborated in order to match this goal, being presented as follows: As the different discursive types contribute to the production of senses of the high school students on elements related to the atomic bomb? The theoretical-methodological support is based on notions of discourse analysis of French side, initiated by Michel Pêcheux, and released in Brazil mainly for Eni Orlandi published in Brazil. The unit has been applied in a public school in the State of São Paulo with students of the third year of high school. The different types of discourse on the development of the atomic bomb used were: movie, comics, science, book reader and theatrical script. We performed the analysis of discourses constructed from information collected through questionnaires applied to the end of classes and recordings thereof. This analysis presented evidence that each type of speech had a differential effect on the students. The film was important to them to engage with the subject, allowing a wide discussion in the classroom. The comic strip, caused an initial positive reaction in the students, but, possibly, due to its length and content type, just contributing to readers if disperse and not participate in the discussions. The scientific dissemination allowed students wanted to go beyond the text to understand the phenomena of the atomic bomb and the students more class. Already the theatrical script was very well accepted by the students, because many of them liked theater and the type of speech enabled a greater approach between what was being discussed in class and the stories of their lives. We can observe that a proposal like this, in which are present different types of speeches can help students to participate more in class. That's because students are different from each other, so that the production of senses tends to be different for each. In addition, each student can identify more with a kind of speech than with another. The proposal with these different types makes it possible for most students at some point in the class feel taken care of and participate in seeking to interpret the content
Subject: Ensino médio
Bomba atômica
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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