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Type: TESE DIGITAL
Title: Leituras de cientistas do início da física quântica no ensino médio : fronteiras com a física clássica
Title Alternative: Readings from scientists of the beginning of quantum physics at secondary education : borders with classical physics
Author: Pagliarini, Cassiano Rezende, 1983-
Advisor: Almeida, Maria José P. M. de (Maria José Pereira Monteiro de), 1944-
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Abstract: Resumo: Pesquisas em ensino de física têm adotado diversas perspectivas sobre a inserção de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Dentro desta discussão corrente na área sobre como tratar a inserção destes tópicos, bem como quais seriam os temas relevantes para tal nível de ensino, nosso objetivo ao realizar esta investigação é contribuir com as pesquisas que visam inserir a FMC no EM dando destaque à física como uma produção cultural, ou seja, como um tipo de conhecimento que é parte integrante da cultura da humanidade, além da sua construção também estar associada a essa cultura. Para isto, restringimo-nos a noções envolvidas no início da elaboração da física quântica (FQ) na virada para o século XX, partindo de conhecimentos fronteiriços de duas áreas da física clássica, a saber, o eletromagnetismo e a termodinâmica. Em associação a esse objetivo, queremos analisar: 1) como se deu a produção de sentidos sobre conteúdos da física por estudantes do EM após lerem textos relativos a noções presentes no início dos desenvolvimentos que originaram a FQ; 2) que contribuições as mediações do pesquisador/professor e dos colegas de classe forneceram para a produção de sentidos pelos estudantes; 3) como os problemas de fronteira, e as possíveis retomadas a concepções da física clássica, especialmente aquelas que remetem ao eletromagnetismo e à termodinâmica, se fizeram presentes nas interpretações dos estudantes. Para tanto, pautamo-nos no desenvolvimento e aplicação de atividades mediadas pelo pesquisador/professor, em turmas do 3º ano do EM de uma escola pública, visando a compreensão dos sentidos produzidos pelos estudantes após aulas com atividades de leitura de trechos de textos originais de cientistas daquele período, e de divulgação científica escrita também por cientistas, em que ambos não priorizam a linguagem matemática. A coleta de informações foi realizada por meio de respostas escritas dos estudantes a questões abertas após as leituras, e gravações em áudio das discussões mediadas em sala de aula. Como aporte para análise, baseamo-nos teórico-metodologicamente na vertente da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux na França. Os resultados principais apontam que: discussões epistemológicas que atravessam alguns textos lidos foram, de diversas formas, determinantes para as interpretações de alguns estudantes, sendo que mesmo quando efeitos de sentido equivocados do ponto de vista da formação discursiva da física foram evidentes, o foco que estabeleceram em determinados trechos contribuiu para que, em certa medida, pudessem produzir interpretações específicas dos assuntos tratados nos textos; a mediação entre estudantes em dupla, seguida de sua valorização pelo pesquisador/professor, desempenhou o papel de promover a possibilidade de explicitação de suas dúvidas após as leituras, enquanto que nas discussões abertas voltadas aos demais colegas, houve um aprofundamento de sentidos por parte de alguns estudantes, que saíram de um âmbito descritivo, com referências diretas a tópicos dos textos lidos, em direção a outro explicativo, numa tentativa de explicitação das relações entre as noções físicas de que tratavam os textos originais; os estudantes, na maioria dos casos, referiram-se separadamente a cada uma das áreas clássicas, retomando conceitos que lhes são específicos

Abstract: Researches in physics teaching have adopted several perspectives about the insertion of Modern and Contemporary Physics (MCP) topics at High School (HS). Within this current discussion about how to treat the insertion of these topics and also which would be the relevant themes to this level of teaching, our goal performing this investigation is to contribute to the studies that aim to insert MCP at HS giving an emphasis to the physics as a cultural output. Then, we consider physics as a kind of knowledge that integrates human culture in addition to its own production also be associated with this culture. For this, we considered some notions involved in the beginning of the developments of the old quantum theory at the turn of the twentieth century. We start of knowledge at the boundaries of two classical fields, the electromagnetism and the thermodynamics. In association with this goal, we want to analyze: 1) how is the meaning production of the students about physics contents after reading texts concerning to notions involved in the beginning of the developments of the old quantum theory; 2) what contributions the mediations of researcher/teacher and of their colleagues provided for the meaning production of the students; 3) how the boundary problems, and the classical concepts possibly resumed, have had presence in the students' interpretations. Therefore, we based in the development and application of mediated activities by the researcher/teacher involving the reading of scientists' original texts of that period and also scientific dissemination texts written by scientists. Both kinds of texts don't prioritize the mathematical language. The collection of the information took place in the last grade classes of a public school and had been accomplished by written responses to questions to the students, and also audio recordings of the mediated discussions. We use the Discourse Analysis, initiated in France by Michel Pêcheux, as theoretical and methodological support. The main results indicate that: epistemological discussions that cross the texts were determinants for the students' interpretations. The focus that the students gave in certain passages contributed for producing specific interpretations about the subjects, even when mistaken meanings were evident from the point of view of the discursive formation of physics; the mediation between students in double, followed by the appreciation by the researcher/teacher, played a role of promoting the possibility of showing their doubts after the readings. Also, a deepening of the meanings by some of them occurred in the discussions with the whole class. These students shifted from a descriptive ambit to a more explanatory one, trying to make explicit the relations between the physical notions treated in the texts; most students had mentioned separately each of the classical areas to resume specific concepts
Subject: Física - Estudo e ensino
Física quântica - História
Cientistas - Livros e leitura
Divulgação científica
Leitura
Análise do discurso
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Dissertação e Tese

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