Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276531
Type: TESE
Title: Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
Title Alternative: Multi-agent model to formative assessment support at learning
Author: Otsuka, Joice Lee
Advisor: Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-
Abstract: Resumo: A Comunicação Mediada por Computador (CMC) introduziu novas possibilidades à Educação a Distância (EaD), favorecendo a adoção de abordagens inovadoras de ensino-aprendizagem, mais centradas no aluno, na interação, na colaboração, na reflexão e na construção do conhecimento. Novas possibilidades foram introduzidas também à avaliação a distância, sendo possível a passagem de uma abordagem de avaliação tradicional baseada em testes cumulativos para uma avaliação mais formativa e alinhada com essas novas abordagens pedagógicas. As avaliações formativas a distância podem ser realizadas por meio do acompanhamento e orientação contínuos das participações dos aprendizes ao longo de desenvolvimento de atividades de aprendizagem nos ambientes de EaD, tendo como objetivo apoiar os processos de aprendizagem em andamento e a abordagem pedagógica adotada. Experiências práticas com avaliação formativa em cursos a distância baseados em atividades de aprendizagem colaborativas e construcionistas têm revelado uma especial importância por favorecer a percepção do comportamento dos aprendizes e a identificação de problemas mesmo a distância, possibilitando uma orientação mais efetiva das aprendizagens em andamento, mesmo a distância. No entanto, a maioria dos ambientes de EaD atual não oferece recursos apropriados para o apoio a esta forma de avaliação, restringindo-se ao registro das interações decorrentes das atividades de aprendizagem desenvolvidas ao longo do curso. Assim, esse processo de avaliação demanda muito trabalho e tempo do professor no acompanhamento, análise e orientação das participações dos alunos, o que consiste num dos principais problemas da avaliação formativa, seja ela presencial ou a distância. Esta tese de doutorado defme um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de EaD com o objetivo de reduzir os custos e favorecer a adoção desta modalidade de avaliação. O modelo é fundamentado nas pesquisas e recomendações para avaliações formativas de Perrenoud [2001] e Hadji [2001] e também em experiências práticas com avaliação formativa em cursos a distância baseados em atividades de aprendizagem colaborativas e construcionistas. A solução tecnológica é baseada em um sistema multiagente (SMA) que provê suporte para à avaliação formativa em ambientes de EaD, por meio da exploração da possibilidade de registro e posterior análise de todas as interações que ocorrem nos cursos a distância. O modelo atua em duas frentes complementares: (1) apoiando o planejamento detalhado de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como a regulação das participações nessas atividades planejadas (por meio de notas e comentários); e (2) reduzindo a quantidade de informação a ser analisada, ajudando o formador na recuperação e análise de dados relevantes para a regulação das participações nas atividades planejadas, de acordo com os critérios de avaliação defmidos no planejamento de cada atividade de aprendizagem

Abstract: The Computer Mediated Communication (CMC) has introduced new possibilities to the Distance Education, making possible the adoption of innovative learner-centered pedagogical approaches based on interaction, collaboration, reflexion and knowledge construction. New possibilities has also been introduced to the online assessment, from traditional assessment, based on cumulative question and tests, to a more formative assessment aligned to these new pedagogical approaches. The online formative assessment is based on the continuous monitoring and regulation of leamer participation throughout the learning activities development, aiming to support the learning process based on the adopted pedagogical approaches. The experience in online courses based on collaborative and constructionist learning activities and on these activities formative assessment has revealed that this assessment approach is even more important in Distance Education, since it helps on the learners' behaviour perception as well as on the problems identification, making possible more effective advice in the . time of learning process, even at distance. Nevertheless, nowadays most Leaming Management Systems (LMSs) does oot present features designed to help this assessmeot approach. Thus, the educators need to take extra steps to monitor, to analyse and to advise the learning processo This scenario has been the maio problem of formative assessment, at face-to-face as well as at distance practices. This doctoral thesis proposes a Formative Assessment Support Model for LMSs, aiming to reduce the formative assessment costs. This model is based on Perreooud's [1999] and Hadji's [2001] researches and recommeodations to formative assessmeot and 00 our previous practices in online formative assessmeot based 00 collaborative and coostructionist learning activities. The technological support is based on a multiagent system (MAS) that provides support to formative assessmeot in LMSs, exploring the possibility of saving alI interactions in online courses for later analysis. The model acts 00 two complemeotary ways: (1) by supporting the planning of learning activities to be assessed as well as by supporting the educator 00 these activities participation regulation (grades and comments); (2) by reducing the amount of information to be analysed, helping the educator 00 relevant information recovery and analysis. for participation regulatioo, according to the criteria defined at each learning activity assessmeot planning
Subject: Educação a distancia
Avaliação
Agentes inteligentes (Software)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Otsuka_JoiceLee_D.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.