Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276490
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Problema de planejamento de viagens no transporte coletivo
Author: Rodrigues, Maikol Magalhães
Advisor: Souza, Cid Carvalho de, 1963-
Abstract: Resumo: Este trabalho de mestrado procurou estudar e resolver o problema de planejamento de viagens de linhas de ônibus da região metropolitana de São Paulo. Para tanto foi proposta uma ferramenta computacional capaz de gerar automaticamente as programações de viagens para uma linha de ônibus urbano. A programação de viagens tem um grande impacto não só na qualidade do serviço prestado aos passageiros da linha mas também no custo operacional das empresas de transporte. Portanto, o problema aqui estudado é de grande relevância prática e social. Os dados de entrada incluem uma curva com a demanda horária de passageiros da linha e um conjunto de restrições operacionais relativas à frota e aos funcionários. Na saída, deve-se produzir uma tabela com os horários das viagens além da escala de serviço completa dos carros e dos funcionários que irão operar na linha. Os algoritmos propostos por essa dissertação concentram-se no desenvolvimento de heurísticas baseadas em modelos de Programação Linear Inteira para resolver o problema de programação de viagens. Estes algoritmos foram implementados como parte de uma ferramenta computacional e os resultados são comparados com as soluções adotadas atualmente pelas empresas de transportes urbano. A análise dos resultados computacionais mostra que é possível obter reduções substanciais nos custos da operação sem que com isso haja uma redução na qualidade de serviço

Abstract: This dissertation aimed at studying and solving a real world trip planning problem. The problem considered arises from the daily operation of an urban transit bus company that serves the metropolitan area of the city of São Paulo, in Brazil. In this work we present a software that automatically generates a planning for the trips of a urban bus line. The trip planning has an enormous impact not only on the quality of the service offered to the passengers but also on the operational cost of the transportation companies. Therefore, the problem tackled here is of great importance for practical and social reasons. The input data includes the hourly demand of passengers and a set of operational constraints related to the vehicles and the employees. In the output, the trip time table as well as the vehicle and the crew schedules are produced. All the proposed algorithms in this work focus on the design of heuristics based on Integer Linear Programming models for the problem. The algorithms are implemented as part of a software whose results are compared with the solutions adopted in the bus companies nowadays. The analysis of our experiments indicates that it was possible to achieve a substantial cost reduction without loss in the quality of service
Subject: Transportes coletivos
Otimização combinatória
Heurística (Computação)
Teoria da computação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodrigues_MaikolMagalhaes_M.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.