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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computaçãopt_BR
dc.format.extent78f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/octet-streampt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAlgoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuaispt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Schubert Ribeiro dept_BR
dc.contributor.advisorGonçalves, Luiz Marcos Garcia, 1964-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Computaçãopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectVisão - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subject.otherlanguageVirtual Humansen
dc.subject.otherlanguageVergence Algorithmen
dc.subject.otherlanguageSynthetic Visionen
dc.description.abstractResumo: Os problemas de pesquisa mais comuns abordados na literatura sobre Humanos Virtuais são mais relacionados com a inserção e representação destes agentes gráficos no computador. Com o avanço das tecnologias e pesquisas nas áreas de computação gráfica e realidade virtual, novos problemas podem ser tratados, em relação as funcionalidades destes agentes virtuais. Atualmente, um dos principais desafios está associado ao desenvolvimento de humanos virtuais dotados de percepção visual realística. Um problema específico, referente a visão sintética destes agentes, é o controle da atenção, ou seja, definir e prover uma maneira eficiente e natural para que ele mude seu foco de atenção de uma posição corrente para outra no seu ambiente virtual. A coordenação dos movimentos da cabeça do agente, fazendo com que os olhos sejam fixados no objeto desejado, não é considerada uma tarefa trivial e está relacionada com a percepção de profundidade do ambiente. Neste trabalho, propomos um algoritmo de vergência, usado para o controle da atenção de humanos virtuais, onde o parâmetro de profundidade é obtido do Z-buffer. O controle dos movimentos da cabeça do humano virtual é executado com a realização de simples cálculos geométricos e no final do processo de vergência, os olhos são fixados corretamente em qualquer região de interesse do ambiente, passada previamente para o agente virtualpt
dc.description.abstractAbstract: Common research problems treated in literature about Virtual Humans are most related with insertion and representation of these graphic agents in computers. With techological advance and new researches in Computer Graphics and Virtual Reality, new problems can have place, related to the funcionality of the virtual agents. Currently, one of the main challenges is associated to development of virtual humans with realistic virtual perception and a specific problem that appears, related to synthetic vision in these agents, is the proper control of attention. That is, to define and provide an efficient and natural manner for it to change attentional focus from a current position to another one in its virtual environrnent. Coordination of head movements by way of fixation of eyes in a desired object is not considered a trivial task, being related to depth perception. In this work, we propose an algorithm for vergence, used for attention control in virtual humans, where the depth parameter is obtained from Z-buffer. Control of virtual human head movements is preformed with simple geometric calculations and at the end of vergence process the eyes are correctly fixed in any interest region of the environment, previously given to the virtual agenten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Schubert Ribeiro de. Algoritmo de vergencia para o controle de atenção de humanos virtuais. 2005. 78f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/276474>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiência da Computaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGoldenstein, Siome Kleinpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFarias, Ricardo Cordeiro dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameStolfi, Jorgept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLeite, Neucimar Jerônimopt_BR
dc.date.defense2005-07-01T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T04:15:38Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T04:15:38Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T04:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carvalho_SchubertRibeirode_M.pdf: 2825282 bytes, checksum: 353ef9bd3c20fd58cf381620ea7f7f86 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276474-
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