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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Geomarketing : modelos e sistemas, com aplicações em telefonia
Author: Aragão, Paulo Sérgio Sampaio de
Advisor: Medeiros, Claudia Maria Bauzer, 1954-
Abstract: Resumo: O geomarketing trata do gerenciamento de informação combinando dados espaciais e de negócios para apoio à decisão dentro de um domínio de mercado. Atualmente, este conceito vem evoluindo para aplicações em outros domínios. No entanto, os inúmeros modelos propostos não são devidamente implementados e os sistemas existentes não são extensíveis, problema. Suas principais contribuições são: (1) proposta de uma arquitetura conceitual para um sistema de geomarketing levando-se em conta novos métodos e tecnologias envolvidas; (2) estudo dos diferentes tipos de modelos espaciais de mercado e técnicas baseadas em geomarketing; (3) identificação de alguns tipos de problemas no setor de telefonia em que estas metodologias podem ser aplicadas; (4) validação da arquitetura através do projeto e implementação de um protótipo Web, o VoroMarketing. Este protótipo é modular e extensível, permitindo a utilização de diferentes modelos espaciais; (5) configuração do protótipo para atender a problemas específicos no setor de telecomunicações

Abstract: The goal of geomarketing is to manage and to combine spatial and business data for decision support within the domain of marketing applications. This concept is evolving to include other application domains. However, the models proposed are seldom properly implemented; moreover, existing systems are not extensible, and support only one specific simulation model. This thesis contributes to solving these issues. The main contributions are the following: (1) proposal of a conceptual architecture for a geomarketing information system, that takes into consideration new methods and technologies; (2) a comparative study of distinct types of spatial marketing models and techniques; (3) identification of some kinds of problems in the telephone/telecommunications domain that can profit from the use of such techniques; (4) validation of the architecture by means of a Web geomarketing prototype, VoroMarketing. This is a modular and extensible prototype that supports the use of distinct spatial models; (5) configuration of the prototype to solve specific problems in the telecommunications domain
Subject: Marketing - Processo decisório
Sistemas de informação geográfica
Modelos econômicos
Engenharia de software
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

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