Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276333
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: YAI ¿ Apoio tecnologico para uma educação solidaria
Title Alternative: YAI ¿ Technological support for a solidaristic education
Author: Mantovani, Osmar
Advisor: Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-
Abstract: Resumo: Nas últimas décadas, a indústria cultural teve sucesso na promoção e aprovação de leis nacionais e internacionais de proteção à propriedade intelectual cada vez mais restritivas e favoráveis a tal indústria em detrimento à sociedade como um todo. Inovações são mais e mais inibidas pela simples razão de que conhecimentos novos sempre são construídos a partir de conhecimentos prévios, estes com controle de acesso crescente. Em particular, a instituição escolar é seriamente afetada pela evolução desbalanceada das leis de proteção à propriedade intelectual. A escola é cada vez menos capaz de prover a educação por ela considerada mais apropriada para os seus alunos em função de limitações de recursos financeiros e custos crescentes de conteúdos de interesse educacional. A dissertação apresenta uma contribuição para promover o compartilhamento de conteúdos ¿abertos¿, isto é, conteúdos publicados pelos seus autores sob licenças de uso com restrições menores do que as impostas, de maneira padrão, pelas leis de direito autoral. O público alvo do sistema desenvolvido é a comunidade escolar. Além de propiciar um diretório de conteúdos abertos, o sistema provê uma forma alternativa de navegação no universo de conteúdos armazenado no diretório hierárquico através de índices ¿associativos¿ estabelecidos por usuários cadastrados

Abstract: During the last decades the cultural industry succeeded in promoting and approving increasingly stricter national and international intellectual property protection laws to the detriment of society at large. Innovations are becoming more and more inhibited due to the fact that new knowledge is always built on previous knowledge with an access control getting increasingly tighter over time. The school as institution is, in particular, seriously affected by unbalanced intellectual property protection laws. The school is less and less capable of providing to its students an education it considers most proper due to financial restrictions and ever increasing costs of contents of educational interest. This dissertation presents a contribution to promote the sharing of ¿open¿ contents, i.e. contents published by their authors under licenses of use with less restrictions than the ones by default imposed by copyright laws. The target population of the developed system is the school community. As well as offering a directory for open contents, the system provides an alternative way of navigation in the content universe stored in the hierarchical directory by the way of ¿associative¿ indices defined by registered users
Subject: Ensino à distância
Informática na educação
Autoria
Sistemas de hipertexto
Sites da Web - Desenvolvimento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MANTOVANI, Osmar. YAI ¿ Apoio tecnologico para uma educação solidaria. 2005. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/276333>. Acesso em: 5 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mantovani_Osmar_M.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.