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Type: TESE
Title: Bellatrix : um ambiente para suporte arquitetural ao desenvolvimento baseado em componentes
Title Alternative: Bellatrix : an environment for providing architectural support to component-based development
Author: Tomita, Rodrigo Teruo
Advisor: Rubira, Cecília Mary Fischer, 1964-
Abstract: Resumo: O desenvolvimento baseado em componentes (DBC), que se baseia na construção de software através da integração planejada de componentes reutilizáveis, tem conquistado ampla aceitação para o desenvolvimento de sistemas de software. O desenvolvimento centrado na arquitetura de software _e complementar ao DBC, com a responsabilidade pela integração dos componentes de forma que atributos de qualidade, como confiabilidade e distribuição, desejados para o sistema final sejam obtidos. Assim, processos de DBC também devem ser centrados na arquitetura de software, possibilitando um maior grau de abstração, organização, manutenibilidade e reuso. Para possibilitar a automatização de tarefas e aumentar a produtividade no uso dos conceitos de arquitetura de software e DBC, são necessárias ferramentas que apóiem atividades de arquitetos e desenvolvedores de software. Os ambientes integrados de desenvolvimento existentes atualmente apóiam, em geral, a modelagem UML e a implementação de componentes e de sistemas orientados a objetos. Entretanto, eles não apóiam a prática de modelagem de arquiteturas de componentes e DBC. Ferramentas para modelagem de arquiteturas de software existentes não dão suporte ao mapeamento da arquitetura para código, possuem um foco específico na modelagem e não são apoiadas por um processo de desenvolvimento. Nesse trabalho é proposto o ambiente Bellatrix, um ambiente integrado de desenvolvimento que apóia o DBC com ênfase na arquitetura de software e estende o ambiente integrado de desenvolvimento Eclipse. O ambiente pode ser usado em conjunto com um processo de DBC e utiliza o COSMOS, um modelo de implementação de componentes que faz o mapeamento dos conceitos de arquiteturas de software para linguagens de programação orientadas a objetos. Este trabalho se concentra na especificação e projeto do ambiente Bellatrix, partindo de seus requisitos e protótipos de interface com usuário. Seus principais componentes foram especificados, bem como um modelo de implementação dos mesmos, integrando o modelo COSMOS ao ambiente Eclipse. Uma primeira implementação do ambiente contendo suas principais funcionalidades foi desenvolvida

Abstract: Component-based development (CBD), which is based on the assembly of software systems through planned integration of reusable components, is gaining wide acceptance for developing software systems. Software architecture centric development complements the CBD paradigm because it is responsible for the component integration, achieving the final system's desired quality requirements, such as dependability and distribution. Thus, CBD processes should also be software architecture centric, promoting a higher abstraction level, system organization, maintainability, and reuse. In order to allow tasks automation and increase the productivity in using software architecture and CBD concepts, tools that support architects and software developers are needed. Most of the existing integrated development environments support UML modeling, object-oriented and component implementation. However, many of them do not support the practice of component architecture and CBD modeling. Existing software architecture modeling tools lack the ability to translate the architecture to code, have a specific focus on modeling, and are not guided by a development process. In this work, we describe the Bellatrix environment, an integrated development environment that supports CBD with emphasis on software architecture and extends the Eclipse integrated development environment. The proposed environment can be guided by a CBD process and uses COSMOS, a component implementation model that materializes the elements of a software architecture using the concepts available in object-oriented programming languages. This work focuses on the general description of Bellatrix, starting from its requirements and user interface prototypes. Its main components has been specified, as well as an implementation model integrating the COSMOS model with the Eclipse environment. An initial version containing basic functionalities has been developed.
Subject: Software - Reutilização
Software - Arquitetura
Software - Desenvolvimento
Engenharia de software
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

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