Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276149
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Aprendizagem colaborativa baseada em problemas - ACBP : modelo conceitual e ferramentas
Title Alternative: Collaborative problem based - ACBP : conceptual model and tolls
Author: Melo Solarte, Diego Samir
Advisor: Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-
Baranaukas, Maria Cecilia Calani
Abstract: Resumo: Esta pesquisa apresenta o modelo intitulado Aprendizagem Colaborativa Baseada em Problemas (ACBP), concebido a partir da compilação e análise das características estruturais e funcionais dos modelos de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Colaborativa Apoiada pelo Computador. O modelo tem como eixo as discussões e reflexões de um pequeno grupo de estudantes. Os integrantes do grupo interagem por meio de diferentes atividades propostas que, por sua vez, descrevem o processo de levantamento e análise de informação durante a resolução de problemas. Vale destacar que essas atividades são agrupadas em cinco fases iterativas e não necessariamente seqüenciais. O modelo tem cinco fases. Na fase um a proposição do problema e o planejamento do processo são definidos. É uma fase com atividades a serem desenvolvidas pelo professor ou orientador. A fase dois trata o processo de Análise e Clarificação do Problema, inspirada em métodos e artefatos da Semiótica Organizacional para apoiar a geração, discussão e avaliação de idéias e soluções. Na fase três são descritas as propostas e o desenvolvimento das soluções. A fase quatro apóia a síntese do processo que integra os documentos criados em um relatório. A fase cinco envolve o processo de socialização no qual cada um dos grupos apresenta suas propostas a todos os membros de uma turma. O modelo proposto foi desenvolvido e integrado a um Learning Management System (LMS) de código aberto, personalizando algumas ferramentas disponíveis e desenvolvendo outras requeridas pelo modelo, dando origem ao ambiente ACBP-Sakai. Durante a pesquisa, o ambiente ACBP-Sakai foi testado em diferentes estudos de caso, permitindo a obtenção de resultados preliminares de uso que atingem os seus objetivos no contexto de clarificação e discussão de problemas reais, sugerindo sua efetividade e seu potencial uso em contexto educacional presencial ou a distância.

Abstract: This research presents the model entitled Collaborative Problem Based Learning (ACBP), which was conceived through the compilation and analyses of structural and functional characteristics of Problem Based Learning and Computer Supported Collaborative Learning. The model's basis is composed of the discussions and reflection of a small student group as they interact through various proposed activities which at the same time are describing the search and analyses process of information while solving problems. The activities are grouped into five iterative stages not necessarily following a sequence. The model has five stages. In the First stage the proposed problem and the planning process are described, containing the scheduled activities for the professor or advisor. The Second stage deals with the analyses and clarification process, inspired by methods and Organizational Semiotic artifacts for supporting the creation, discussion and validation of ideas, and their solutions in the problem discussion and interpretation. In the Third stage the proposal and development of solutions are described. In the Fourth stage the process synthesis is described which integrates the created documents during the report creation. The Fifth stage deals with the socialization process, when each group presents its proposals. The proposed model was developed and integrated into an open source Learning Management System, through the personalization of some available tools and the development of some others required for this model, giving origin to the ACBP-Sakai environment. During the research, the ACBP-Sakai environment was tested allowing preliminary results of its use within the context of real problem clarification and discussion showing its potential as a tool for E-Learning.
Subject: Ensino auxiliado por computador
Solução de problemas
Ensino à distância
Semiótica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MeloSolarte_DiegoSamir_M.pdf8.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.