Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275983
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Desenho automatico de diagramas
Author: Silva, Maria Ines Vale da
Advisor: Drummond, Rogério, 1955-
Filho, Rogerio Drummond Burnier Pessoa de Mello
Abstract: Resumo: Diagramas são largamente utilizados como forma de representação gráfica dos mais diversos tipos de informação. A LegoShell [Dru89] é uma linguagem gráfica, em desenvolvimento no Projeto A_HAND, projetada para representar objetos distribuídos. Nos diagramas LegoShell, tais objetos aparecem conectados entre si na forma de um grafo orientado. A legibilidade de um diagrama LegoShell é uma qualidade muito desejável. Dependendo da complexidade, o desenho de um diagrama LegoS~ell pode ser. bastante confuso. Desse modo, uma função de desenho automático de seus diagramas pode ser necessária, para garantir a clareza de sua informação. Para definir legibilidade em um diagrama, estabelecemos alguns,' cr:itérios de estética, que denotam aspectos gráficos desejados em um desenho legível. Critérios, como distribuição uniforme dos objetos e minirnização do número de cruzamentos entre conexões, devem ser considerados no desenho de diagramàs da LegoShell. Assim, algoritrnos para o desenho de diagramas são projetados a partir da definição de tais critérios. Neste trabalho, foi realizado um levantamento de algoritrnos propostos para o desenho de diagramas ou grafos, a papir da definição de alguns critérios de estética, e do tipo do diagrama que está sendo representado. Alguns desses algoritrnos foram implementados para experimentação e análise junto aos diagramas da LegoShell.

Abstract: Diagrams are widely used as graphical representation for many types of information. LegoShell [Dru89] is a graphical language, under development at A_HAND Project, designed to represent distributed objects. In LegoShell diagrams, these objects appear connected like an oriented graph. Since LegoShell's practical exarnples can get very confusing, automatic layout tools can be necessary if we want to guarantee the clarity of its information. We establish some criteria to evaluate a diagrarn's readability, expressing some graphical aspects expected from a readable drawing. Criteria as uniform distribution of objects and minimization of the number of crossings between connections should be considered in drawings of LegoShell-like diagrarns. Algorithms for diagram drawing are designed from these criteria definitions. This work includes a survey about algorithms for diagrarn or graph drawing. This survey derives from the definition of some criteria and the type of the represented diagrarn. Some algorithms were implemented in order to experiment and analyze their performance with LegoShell diagrarns as subjects.
Subject: Computação gráfica
Algoritmos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_MariaInesValeda_M.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.