Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275925
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Analise de traço com geração de diagnostico para testes de comportamento de uma implementação de protocolo de comunicação em presença de falhas
Author: Stefani, Marcio Roberto
Advisor: Martins, Eliane, 1955-
Abstract: Resumo: Uma dificuldade comum aos testes de software é o problema do oráculo: como determinar se os resultados dos testes estão corretos? O oráculo é um mecanismo que analisa os resultados dos testes com base numa referência para o comportamento do softwvare. Essa referência precisa ser a mais confiável possível. Neste trabalho foi desenvolvido um método de análise de resultados para testes de comportamento e testes por injeção de falhas por software aplicados à uma implementação de protocolo de comunicação. Para representar o comportamento do protocolo, utilizou-se um modelo baseado em máquina finita de estados estendida. Foi desenvolvido também o projeto de uma ferramenta que coloca esse método em prática. Essa ferramenta de análise de resultados deve ser incorporada ao A TIFS, um Ambiente integrado de Testes baseado em Injeção de Falhas por software. O mecanismo de análise de resultados é um analisado r de traço de execução. Um traço é um histórico da execução dos testes. Com base no modelo do comportamento e no traço de execução, o analisador de traço produz as seguintes saídas: veredictos sobre as saídas produzidas por uma implementação sob teste, diagnósticos de erros e informações sobre a ativação de mecanismos de detecção de erros e tolerância a falhas.

Abstract: A common difficulty to software testing is the oracle problem: how to determine whether or not test results are correct? The oracle is a mechanism that analyses test results by using a reference for the software behavior. This reference should be as reliable as possible. In this work, it had been developed a test result analysis method for behavior tests and software fault injection tests applied to a communication protocol implementation. To represent the protocol behavior, it had been used a model based on extended finite state machine. It had been also developed a design of a tool that puts this method into practice. This test result analysis tool will be embedded in the ATIFS, an integrated test environrnent based on software fault injection. The mechanism of test result analysis is a trace analyzer. A trace is an execution history of the tests. The following outputs are produced by the trace analyzer based on the behavior model and the trace: verdicts about the outputs produced by an implementation under test, error diagnoses, and informations about activation of the error detection and fault tolerance mechanisms.
Subject: Engenharia de software
Elementos traços - Análise
Tolerância à falha (Computação)
Software - Testes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Stefani_MarcioRoberto_M.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.