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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Serviços públicos em aplicação interativa para TV digital = viabilizando o canal da cidadania
Title Alternative: Public services in interactive digital TV : channel enabling citizenship
Author: Santos, Mateus dos, 1979-
Advisor: Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-
Abstract: Resumo: Os serviços públicos são atividades importantes que visam estabelecer os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros para exercerem assim o papel essencial da cidadania. É através deles que a população tem contato direto com seus representantes nos poderes governamentais e representam também a forma principal de expressar suas reais necessidades. A melhoria na prestação do serviço público pode ser realizada com a ampliação dos meios de acesso da população ao órgão público, ratificando assim os princípios de inclusão digital. A TV digital no Brasil já é uma realidade que prospera a passos largos a cada dia, mas a principal contribuição anunciada desde a sua oficialização e que pode ser uma alternativa à inclusão digital é a interatividade. A interatividade ainda não chegou aos lares brasileiros por motivos diversos; porém, é absolutamente indiscutível que a sua utilização bem empregada poderá contribuir significativamente aos aspectos sociais e digitais. O governo brasileiro, desde a implantação do sistema digital, acredita nesta alternativa e ratificou este desejo em 2010 com as diretrizes do Canal da Cidadania. Nesse contexto, este trabalho aborda questões importantes de uma aplicação interativa pública para a TV digital questionando principalmente a origem e o gerenciamento do conteúdo interativo a ser disponibilizado por este novo meio. Para que um cidadão, no papel de telespectador, interaja com seu aparelho televisor e requisite algum serviço público de forma transparente é necessário avaliar como este serviço foi enviado e consequentemente qual o papel exercido pela emissora e pelo órgão público responsável pelo serviço. Desta forma, este trabalho propõe a criação de um sistema gerenciador de serviços que deve ser utilizado pelos funcionários de uma secretaria pública com o objetivo central de inserir conteúdos públicos específicos pela área de atuação e ainda receber as requisições de serviços dos cidadãos. A sua criação sugere a inserção de um novo componente no ciclo de vida de uma aplicação interativa, permitindo assim que a emissora de televisão não tenha responsabilidade sobre a autoria da prestação de serviço público. Para demonstrar a viabilidade da proposta, o sistema denominado GSP (Gerenciador de Serviços Públicos) foi efetivamente implementado mostrando principalmente a criação de conteúdos interativos e o gerenciamento das requisições de serviços. Foi implementado também um aplicativo simulando especificamente a interação do cidadão ao utilizar o serviço público pela TV. Aspectos relacionados à usabilidade da interface foram considerados e avaliados na implementação do sistema GSP e também do aplicativo interativo televisivo

Abstract: The public services are important activities that seek the rights and accomplishments of Brazilian citizens acting as an essential part of the citizenship. It is through them that the population maintains direct contact with their representatives in government and represents also the principal way of expressing their real necessities. Making the public service better could be accomplished by more ways of accessing it, promoting the principals of digital inclusion. The digital TV in Brazil is a reality that is prospering each day, but the main contribution since its official announcement and that could be an alternative to the digital inclusion is the interactivity. Interactivity has not yet arrived at the Brazilian homes for many reasons, but it is absolutely indisputable that its good use could significantly contribute to the social and digital conditions. The Brazilian government, since they installed the digital system, believes in the alternative and marked this desire in 2010, with the guidelines of the citizen channel. In this context, this project addresses important questions of public interactive applications to the digital TV mainly questioning the source and the managing of the interactive context to be available in this new form of TV. For a citizen in the role of the viewer, interacting with their TV equipment for some public service in a transparent way, it is necessary to evaluate how this service was sent and consequently what is the role played by the station and by the public body responsible by the service. Thus, this project aimed at the creation of a system managing the service that should be used by the employees of a public secretary with the main objective to insert public contexts specifically in the working area and receive the requests of the service by the citizens. This creation demands to insert a new component in the life cycle of an interactive application, allowing the TV station to dispense responsibility over the authority of installing the public service. To demonstrate the feasibility of the proposal, the GSP (Manager of Public Service) system was actually implemented showing specifically the creation of the interactive contexts and the managing of the services requirements. It was also implemented an application demonstrating the interaction of the citizen using the public service through the TV. Aspects related to the interface usability were considered and evaluated in the implementation of the GSP system and also of the interactive TV application
Subject: Televisão digital
Interatividade
Cidadania
Governo eletrônico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

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