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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Uma investigação empírica sobre a adoção de gestão de processos de negócio nas organizações
Title Alternative: An empirical research on the adoption of business process management in organizations
Author: Vendramel, Wilson, 1975-
Advisor: Toledo, Maria Beatriz Felgar de, 1959-
Abstract: Resumo: O alinhamento entre negócios e tecnologia da informação é um fator bastante importante para as organizações competirem no cenário do mercado atual e futuro. A Gestão de Processos de Negócio (GPN) é uma abordagem que possibilita uma adaptação rápida da organização aos requisitos que mudam frequentemente a partir das novas exigências do mercado e de seus clientes. GPN apoia os processos de negócio utilizando conceitos e tecnologias para modelar, analisar, desenhar, medir e transformar processos envolvendo diversos elementos tais como pessoas, organizações, aplicações e documentos. Muitas organizações aparentam ainda não explorar totalmente os recursos oferecidos pela GPN, indicando que a aplicação dos conceitos e tecnologias na prática parece ser muito mais complexa. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa empírica de natureza qualitativa e propósito exploratório sobre a adoção das práticas de GPN. Para tal, neste estudo foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada, principalmente com base no guia Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBOK) e este procedimento de pesquisa foi aplicado com especialistas de seis organizações de tamanhos e segmentos de negócio distintos. Os dados foram coletados, registrados, analisados, interpretados e validados propiciando uma relação de práticas de GPN. Os resultados qualitativos obtidos apresentam o consenso e as principais barreiras encontradas entre as organizações estudadas a respeito da adoção dessas práticas

Abstract: The alignment between business and information technology is a very important factor for organizations to compete in the current and future scenario. The Business Process Management (BPM) is an approach that allows rapid adaptation of the organization to frequently changing requirements of the market and its customers. BPM supports business processes using concepts and technologies to model, analyze, design, measure and transform processes involving several elements such as people, organizations, applications and documents. Many organizations still do not appear to fully exploit the features offered by BPM, indicating that the application of concepts and technologies in practice seems to be much more complex. The aim of this work is to perform an empirical qualitative study and exploratory purpose of the adoption of practices of BPM. Even so, in this study was designed a semi-structured interview, mainly based on Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBOK) guide and research procedure was applied with experts from six organizations of sizes and distinct business segments. The data were collected, recorded, analyzed, interpreted and validated providing a list of practices of BPM. The qualitative results obtained show the consensus and the main barriers encountered among the studied organizations about the adoption of these practices
Subject: Sistemas de informação
Processo de negócio - Gerenciamento
Engenharia de software
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

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