Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275425
Type: TESE
Title: O processo de ensino dos jogos desportivos coletivos : um estudo acerca do basquetebol
Author: Oliveira, Valdomiro de
Advisor: Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Abstract: Resumo: Este estudo tem corno objetivo principal apresentar urna proposta para o ensino dos jogos desportivos coletivos, em especial para o basquetebol, numa perspectiva longitudinal, considerando duas grandes etapas; iniciação e especialização desportiva. E corno projetopiloto, estudou-se a seleção brasileira de basquetebol, adulto masculino que representou o Brasil no campeonato mundial de 2002. Por intermédio de questionário serni-estruturado, buscou-se identificar corno se desenvolveu, no curso da história de vida dos atletas, a vivência motora durante a imancia; quais modalidades foram apreendidas na iniciação desportiva e corno ocorreu a aprendizagem; e, além do basquetebol, quais modalidades eram praticadas e corno se desenvolviam essas práticas. Analisamos o contexto e o período em que ocorreu a especialização no basquetebol e corno foram aplicados os conteúdos do treinamento fisico-técnico-tático durante as fases iniciais de especialização até a obtenção dos melhores resultados. O modelo de estudo foi o de Bronfenbrenner (1995), o qual trata das questões relacionadas à pessoa-processo-contexto-tempo. Utilizou-se, para a coleta de dados, fichas dos informantes, um gravador Panasonic, onze fitas cassetes marca TDK e entrevista serni-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram onze atletas pertencentes à seleção brasileira, convocados para o campeonato mundial, edição 2002. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo sobre história de vida de Trivinos, 1987,p. 148. Os resultados demonstraram grande variedade nas experiências motoras dos sujeitos analisados. No que tange à iniciação desportiva, os sujeitos aprenderam e praticaram diversas modalidades além do basquetebol, com predomínio do futebol. Os sujeitos da pesquisa iniciaram a especialização na modalidade escolhida, basquetebo_ por volta dos 15 anos de idade. Quanto aos conteúdos de treinamento fisico, observou-se maior ênfase nas corridas de longa distância, escadarias e piques, dentro e fora da quadra; quanto aos aspectos do treinamento técnico, percebeu-se a presença dos fundamentos e exercícios; quanto aos conteúdos do treinamento tático, pôde-se perceber algumas movimentações ofensivas, e, principalmente, jogadas ensaiadas. O clube desportivo foi o principal local de treinamento e também de apoio financeiro patrocinador. Após análises quantitativas e qualitativas, observou-se que o desenvolvimento dos atletas não aconteceu de forma contínua e que também não ocorreu sistematização e periodização do ensino corno processo pedagógico, no qual devem-se respeitar as fases sensíveis e criticas de desenvolvimento das capacidades fisicas, cognitivas e da aprendizagem das habilidades motoras específicas do basquetebol

Abstract: This study has as a target investigate how the process of teaching the collective sport games was given, especially in the modality of basketball, through a longitudinal perspective, considering two stages; the sport initiation and specialization. As the pilot project, we studied the ath1etes of the adult Brazilian male team of 2002. Through semi-structured questionnaires, it was looked for the identification of how developed, in the course of the history of the ath1etes' life, the motory lived during the childhood; which modalities were apprehended in the sport initiation and how the leaming happened; and, besides the basketball, which modalities were practiced and how those practices developed. We analyzed the context and the period that the specialization in basketball happened and how the contents of the physical-technician-tactical training were applied during the initial phases of specialization to the obtaining of best results. The study mode1 was taken from the Bronfenbrenner (1995), which treats of the subjects related to the person-processcontext-time. For the collection of data, it was used records of the informers, a Panasonic tape recorder, eleven cassette ribbons mark TDK and semi-structured interview. The individuaIs of the research were eleven ath1etes belonging to the Brazilian team, drafted for the 2002 World Championship. For the interpretation ofthe data, the content analysis was used from the history ofthe life ofTrivinos, 1987, p. 148. The results demonstrated great variety in the motory experiences of the analyzed individuaIs. With respect to the sport initiation, the individuaIs leamed and practiced several modalities besides the basketball, with prevalence of soccer. The individuaIs from the research began the specialization in the chosen modality, basketball, for about the 15 years old. As for the contents of physical training, larger emphasis was observed in the races of long distance, staircases and nick, inside and outside of the court; as for the aspects of the technical training, it was noticed the presence of the foundations and exercises; as for the contents of the tactical training, it could be noticed some offensive movements, and, mainly, rehearsed plays. The sport club was the main training place and also the financial support sponsor. After quantitative and qualitative analyses, it was observed that the athletes' development didn't happen in a continuous way and that it didn't also happen systemization and periodization of the teaching as pedagogic process, in which the sensitive and critical phases of the capacities physical development, cognitive and the leaming of the specific moving abilities of the basketball should be respected.
Subject: Basquetebol - Treinamento
Jogos em grupo
Ensino
Aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_Valdomirode_M.pdf5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.