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Type: TESE
Title: Da avaliação a gestão de processo : uma proposta de instrumento para acompanhamento da inclusão contextualizada no transcorrer de atividades motoras
Author: Rodrigues, Graciele Massoli
Advisor: Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes, 1953-
Abstract: Resumo: Este trabalho discorre sobre os pressupostos que norteiam a avaliação no âmbito educacional, focando a Educação Física e o contexto inclusivo atual. O objetivo específico dessa pesquisa foi construir um instrumento de observação avaliativo que auxilie o profissional de Educação Física na gestão do processo de inclusão durante as atividades motoras. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa sob uma abordagem crítico-dialética. O instrumento proposto tem como característica a observação sistematizada de habilidades de relacionamentos que foram planificadas a partir da análise de tarefas sustentadas pelos movimentos fundamentais e diferentes abordagens de jogos: jogos com resultados coletivos, cooperativos ou semicompetitivos e de elaboração/criação. Os resultados alcançados com esse trabalho estão discriminados em planilhas avaliativas observáveis, mapa para registro individual e grupal e planilhas para planejamento de tarefas. A fim de testar esse material, realizou-se um estudo exploratório com observação participante, no qual participaram nove sujeitos, entre crianças e adolescentes, e quatro avaliadoras, que utilizaram o instrumento proposto. Encontram-se, ainda, nesse trabalho, entrevistas semiestruturadas com as avaliadoras participantes. Conclui-se que as habilidades de relacionamento nem sempre vêm sendo potencializadas pela Educação Física para a efetivação das tarefas motoras, pois, geralmente, as propostas de avaliação prendem-se ao realizar/fazer. Considerandose as especificidades de cada indivíduo, ou seja, a diversidade humana, fica evidente que se obscurece nas avaliações o compreender/entender. As premissas que podem impulsionar a efetivação de uma tarefa motora podem ser delineadas através de propostas metodológicas que desafiem a participação compartilhada, para que se possa reconhecer que não há igualdade nos indivíduos e, sim, semelhanças, que podem ser exaltadas inclusive pelas próprias diferenças que estruturam o grupo. Desta forma, a avaliação e a intervenção devem traçar perspectivas que se configurem na possibilidade de construir, modelar e reconstruir os arranjos diádicos, pontuando que as interações que se postulam durante uma aula são dinâmicas e simbióticas e que se concretizam nas interlocuções diádicas situacionais que pertencem apenas aos envolvidos e, por isso mesmo, pautadas em tempo e espaço únicos. Portanto, conclui-se, a avaliação se amplia na sua concepção, pois é uma ação circunstancial que se constitui a partir das percepções do avaliador e que se permite deconstruir a todo o momento. Assim, essa proposta de instrumento de acompanhamento da inclusão contextualizado no transcorrer de atividades motoras avança para uma futura mudança paradigmática que não mais se paute nos alicerces sígnicos da sociedade, mas que se perspective rumo à gestão de processo do desenvolvimento das interações grupais

Abstract: This research considers about the presuppositions, which orientate the evaluation in the educational ambit, aiming the Physical Education and the current inclusive contexto The specific target of this research was to build a tool of evaluative observation, which aids the Physical Education professional in the administration of the inclusion process during the moving activities. For so, a qualitative research was developed under a critical-dialectic approach. The intended tool has as feature the systematized observation of relationship abilities which you/they were planned out starting from the analysis of tasks sustained by the fundamental movements and different approaches of games: games with collective results, cooperative or semi competitive games and elaboration or creation games. The results obtained with this research are listed in observed evaluative spreadsheets, individual and collective registration charts and task planning spreadsheets. In order to test this material, an exploratory study was achieved with participant observation, in which nine individuais participated, among children and adolescents, and four assessors that used the proposed too!. Semi structured interviews with the participant assessors are found in this research. It is concluded that the relationship abilities are not always being valorized by the Physical Education for the effecting of motion tasks, because the evaluation proposals are usually arrested to the executei do. If the human diversity is considered, we can see that the understanding is overcastted in the evaluation. The premises that can promote the effecting of a motion task may be delineated through methodological proposals that challenge the shared participation, so that we can recognize that there is not equality in the individuais, but likenesses, which can be highlighted by the differences structuring the group. This way, evaluation and intervention should make perspectives which can build, model and rebuild didactic arrangements, sustaining that the interactions during a class are dynamic and symbiotic and come true in the dyadic situational interventions which only belong to the involved in and that's why they are described in unique time and space. We affirm that the conception of evaluation is enlarged because it is a circumstantial action that is bui It starting from the evaluator's perceptions and can be un-built at every momento This way, this contextual zed in the duration of motion tasks inclusion accompanying tool proposal goes ahead to a future paradigmatic change, which is not based on society signs, but seeks the development of group interactions
Subject: Avaliação
Atividade física
Educação física para deficientes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

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