Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275370
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O resgate da memoria no trabalho com os idosos : o papel da educação fisica
Author: Araujo, Karinne Beatriz Gonçalves
Advisor: Perez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Gallardo, Jorge Sergio Perez, 1946-
Abstract: Resumo: Tradicionalmente, a atuação profissional do professor de Educação Física está norteada pelo paradigma de ensinar; essa preocupação faz com que ele se esqueça das reais expectativas das pessoas que são alvo de sua atuação, mais ainda na atuação com a Terceira Idade. Nas Instituições Asilares, o ato de ensinar perde significado, considerando-se que as pessoas que ali se encontram têm interesses, necessidades e expectativas de vida muito diferentes das outras populações. Diante dessa realidade, nos propusemos a dar um outro enfoque à atuação do professor de Educação Física nas Instituições Asilares. Esse enfoque consiste em trabalhar com a memória dos idosos, uma vez que, ao recuperarmos as experiências lúdicas por eles vivenciadas no passado, recuperaríamos também o entorno afetivo envolvido nessas experiências, real alvo da nossa pesquisa, "recuperação de experiências lúdicas ricas em afetividade, como fonte principal de conteúdos a serem trabalhados com as pessoas idosas". Assim, o presente estudo teve como objetivo resgatar da memória dos idosos, as lembranças de episódios prazerosos do cotidiano passado, recuperando as memórias subjetivas (afeto, emoções, carícias, entre outras) e objetivas (atividades diárias, lúdicas, jogos, brincadeiras, entre outras). Utilizamos, como estratégia inicial, um convite individual aos idosos para participarem de um programa de atividades fisico-educativas, sendo oito os idosos que se prontificaram como voluntários. No momento seguinte, desenvolvemos um roteiro de entrevistas com a equipe multidisciplinar da Instituição (vice-diretor, psicóloga e médico), por meio da qual obtivemos as informações clínicas básicas (anamnese e relatos individuais sobre os voluntários). Em seguida, os idosos foram entrevistados coletivamente, quando foi criado um ambiente rico afetivamente (sem constrangimentos e de confiança) para facilitar o resgate das lembranças. Posteriormente, os relatos dessas experiências constituíram o conteúdo de um programa de intervenção. Esse programa teve 20 sessões práticas, realizadas no segundo semestre de 2000. Os seus resultados puderam ser constatados por meio do relato da equipe multidisciplinar e dos relatos dos idosos, em que pudemos observar que o estímulo à memória e a recuperação dos episódios prazerosos podem levar o idoso a melhorar o convívio social, a qualidade de vida, a percepção de sua saúde e a motivação para novas atividades

Abstract: Physical Educator's actuation has been guided by the teaching paradigm; this preoccupation makes him forget about the real expectations that people have, and when it concerns the elders, this seems to be especially aggravating. The teaching act has lost its meaning in the asylums, considering the fact that who have been living there have interests, necessities and life expectancies that are very different from the ones who live somewhere else. Due to this reality, we proposed ourselves to point out a different insight concerning the Physical Educator's actuation together with the asylums. This consists in working with the elders' memory, because once they have recovered the happy experiences they had in their past, we would be bringing up the affective side that is involved in these experiences, which is the real target of our research, "the recovery of happy experiences greatly involved by affectivity as the main source of content to be worked with elders". Therefore, this study aimed to recover the pleasant episodes from the elders' memories, which were part of their daily lives in the past, retaking the subjective memories (affection, emotions, caresses among others) as well as the objective memories (daily and happy activities, games, among others). We used as an initial strategy, an individual invitation to the elders to participate in a program of physical educative activities, and eight elders volunteered, and after that, we developed a script for an interview together with a team that volunteers at the asylum, compounded by three members (vice-director, psychologist and doctor), from whom we obtained the basic clinical information (anamnese and individual reports given by the volunteers). Following to that, the elders were interviewed, and an affective atmosphere was created (trustful and extroverted atmosphere) in order to ease the recovery of the memories and organize a program in which the description of these experiences constituted the content of an intervention program. This program had 20 practical sessions, which were accomplished in the second semester of the year 2000. Positive results were reached, and they could be realized through the reports given by the three members of the asylum and by the elders themselves. As a consequence to that, it was observed that the stimulus of the memories and the recovery of pleasant episodes can get the elders to have an improvement in their social life, quality of life, perception of their own health and in the motivation for new activities
Subject: Idosos
Envelhecimento
Velhice
Exercícios físicos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Araujo_KarinneBeatrizGoncalves_M.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.