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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Educação fisica escolar : o lado oculto das ausencias as aulas
Author: Ramos, Miriam Pascoal
Advisor: Fini, Maria Inês, 1948-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como tema central a Educação Física Escolar e a problemática que envolve as aulas deste componente curricular. Mais especificamente, o objetivo central da pesquisa é conhecer as causas reais da baixa freqüência dos alunos às aulas de Educação Física nas escolas de 2o grau da rede estadual de Campinas, SP. Para a consecução do objetivo proposto optou-se pela combinação de pesquisa documental, bibliográfica e exploratória na medida em que buscou-se descrever as causas das ausências às aulas de Educação Física a partir da percepção de alunos e professores que a vivenciam. Os dados da percepção de professores e alunos foram obtidos diretamente pelo pesquisador através de questionário com questões abertas e fechadas. Todos os professores de Educação Física em atuação no 2o grau no ano da pesquisa e 1303 alunos sorteados aleatoriamente, fizeram parte da amostra. Os dados obtidos tiveram tratamento estatístico e computacional. Os resultados da pesquisa apontam para um alto índice de abstenções da prática da Educação Física nas escolas de 2o grau das quatro Delegacias de Ensino de Campinas, ou seja, apenas 41.6% dos alunos disseram freqüentar regularmente as aulas. As ausências são determinadas oficialmente pelos motivos legais: trabalho, doença, idade, prole, serviço militar, os quais, encobrem outros motivos ocultos à primeira vista. Dentre os motivos ocultos estão os problemas estruturais da escola e os problemas de ordem didático-metodológica que envolvem a parte pedagógica da escola e se resumem na maneira de ser e agir dos professores

Abstract: The current study is about school physical education and the problems that involve its classes. This research aims, mainly, to find out the real causes for the students poor, attendence to the physical education classes at the public secondary school (high schools) in Campinas - SP. In order to reach this aim, a combination of documental, bibliographical, and exploratory research was chosen to be developed; so that the causes to the physical education classes absences could be described considering the students and teachers perception, who have taken part of this processoThe instrument used to obtain students and teachers perception data was a questionnaire. The sample consisted of 1303 students chosen at random and all physical education teachers who were currently working at secondary schools in the year that this research was developed. The data was analysed through statistics and computer work. The result of this study indicates a high rate of absences in the physical education classes in the secondary schools distributed in four Education Departments in Campinas, that is, only 41.6%of the students reported that they attend classes regularly. The absences are officially determined by legal reasons: work, iIIness,age, offspring, army service,whichseemingly hide other concealed reasons. Within the hidden reasons are school structural problems and methodological/didatical matters, which involve the school pedagogical part, that is, the teachers attitudes and personality
Subject: Educação física - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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