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Type: TESE
Title: Padrão fundamental de movimento : uma analise universal ou contextual?
Author: Marques, Inara
Advisor: De Marco, Ademir, 1954-
Marco, Ademir de
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se houve modificação ou alteração nos níveis de desenvolvimento em relação ao objetivo da tarefa. Para este fim, os padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar foram executados em duas situações diferentes: ao alvo e à distância e analisados em 50 crianças de 7 anos de idade. Estas crianças foram selecionadas na Escola Municipal de 10grau "Violeta Dória Lins", localizada no bairro Vila Rica, no município de Campinas (SP) e as tarefas arremessar e chutar foram analisadas de acordo com o desempenho, através da seqüência de desenvolvimento de GALLAHUE (1989), a qual permite a caracterização dos sujeitos nos estágios inicial, elementar e maduro e da análise de estágios por componentes de ROBERTON & HALVERSON (1984), representados pela ação dos braços, ação do tronco e ação das pernas e pés. Os resultados apresentaram mudanças significativas no nível de desenvolvimento, tanto intra quanto inter-tarefa, quando mudava-se o objetivo da tarefa (do alvo para a distância) ou a tarefa (do arremessar para o chutar). Conclui-se, portanto, que é a integração entre as restrições do organismo, do ambiente e da tarefa que fornece subsídios para a interpretação das mudanças no desenvolvimento motor e que esta interpretação difere de indivíduo para indivíduo, permitindo variações muito particulares. Isto indica que os padrões fundamentais de movimento não seguem uma seqüência hierárquica, como defendem as teorias tradicionais, nem são absolutamente consistentes em todas as condições, havendo uma organização diferente em relação ao objetivo da tarefa

Abstract: This paperwork had as objective to verify if there had been modification or alteration in the levels of development in relation to the task objective. For this aim, the fundamentals motor pattems of movement to throw and to kick were performed in two different situations: to targets and from distance and analyzed in 50 children of 7 years of age. Those children were selected in the Municipal Elementary School "Violeta Dória Lins", located in Vila Rica quarter, in Campinas SP county, and the tasks of throwing and kicking were analyzed according to the performance, through the GALLAHUE development sequence (1989), which permits the persons' characterization in the initial, elementary and mature stages and the analyzes of the stages by ROBERTON & HALVERSON components (1984), represented by the arms action, trunk action and legs and feet action. The results showed significant changes in the development level, as in the intra as in the inter-task, when the task aim was changed (from the target to the distance) or the task (from throwing to kicking). We can conclude, therefore, that it is the integration among the organism constraints, the environment and the task that provides subsidies for the interpretation of changes in the motor development and that this interpretation differs ftom individualto individual, allowing very particular variations. This indicates that the fundamental motor pattems do not follow a hierarchic sequence, as the traditional theories support, nor they are absolutely consistent in all the conditions, having a different organization in relation to the task aim
Subject: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Cinesiologia
Educação física
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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