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Type: TESE
Title: Escola Nacional de Educação Fisica e Desportos : uma possivel historia
Title Alternative: The national school of physical education and sport : a possible history
Author: Melo, Victor Andrade de
Advisor: Gebara, Ademir, 1946-
Abstract: Resumo: Este estudo teve por objetivo recuperar e escrever uma das possíveis histórias da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD), primeira escola de formação de professores na educação física brasileira ligada a uma universidade (Universidade do Brasil), fazendo uso não só de fontes escritas, mas também de depoimentos de pessoas ligadas ao seu cotidiano, procurando refletir criticamente sobre essa história. Este estudo não pretendeu se limitar ao levantamento de datas e fatos da história de uma instituição acadêmica já reconhecidamente importante. Ao adotar a História Oral como possibilidade metodológica, no entanto, não pretendi abandonar a utilização de documentos e as preocupações com datas e fatos, mas sim redimensionar tais possibilidades, buscando um diálogo entre as fontes utilizadas. Justifica-se esse estudo basicamente por dois motivos: a) a ENEFD é um patrimônio cultural da educação física brasileira, construído com o esforço de nossos antepassados e carrega em si parte de nossa memória; b) possibilidade de contribuir dando subsídios e embasamento para que melhor se entendam determinadas questões contemporâneas, através do surgimento de novos fatos, novas abordagens e interpretações, que podem até permitir reformular e reestruturar concepções históricas existentes. Seis são as conclusões básicas desse estudo; a) a criação da ENEFD estava ligada ao projeto político do Estado Novo; b) o processo de criação da ENEFD foi similar ao de outras escolas e cursos de formação de professores, ressaltando-se a presença central de militares; c) a ENEFD obteve maior status no momento em que os médicos ocuparam a direção; d) a ENEFD teve um importante papel na produção e divulgação de novos conhecimentos; e) os estudantes ocuparam papel de destaque na estrutura da ENEFD e f) a perda de status da ENEFD deu-se tanto por influência de fatores externos (mudança de capital, reforma universitária, fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara), quanto por fatores internos (lenta renovação do corpo docente, restrições ao movimento estudantil, afastamento dos médicos da direção)

Abstract: The purpose of this study is to rebuild critically one of the possible histories of the National School of Physical Education and Sport (ENEFD), the first teacchers' training school of physical education which was linked to a university m Brazil. The study was based not only on written sources but also on the testimony of some people who were elose to the daily life of the school. In order to carry out the study Oral History was used as a methodological approach. There are two basic reasons for the development of this study. The first is that the ENEFD is a cornerstone and part of the memory of the Brazilian physical education. The second reason is the possibility of a clearer understanding of some of the present debate. This possibility would be brought about from new facts, new approaches and interpretations which could restructure existing historical conceptions. There are six major conclusions. First, the creation of the ENEFD was part of the political project of the Estado Novo. Second, the process of creation of the ENEFD was similar to that of other teachers' training schools, all of them under the influence of members of the Brazilian Army. Third, the most well-renowned period of the ENEFD was that under the direction of the physicians. Fourth, the ENEFD played a very important role not only producing but also making public knowledge and intonnation. Five, the students also played their part in the making of this process. Finally, the decadence of the ENEFD was related not only to external forces (the change of the capital of the country to Brasilia, the University Reform, the fusion between the State of Guanabara and the State of Rio de Janeiro) but also to internal forces (slow replacement of members of staff, students' movement under siege, physicians' loss of power)
Subject: Educação física - História
Professores de educação física
Formação profissional
Movimentos estudantis
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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