Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275292
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A disciplina basquetebol e a formação de professores de Educação Fisica
Title Alternative: The basketball discipline and the physical education formation
Author: Moreno, Jose Carlos de Almeida
Advisor: Tojal, João Batista Andreotti Gomes, 1944-
Abstract: Resumo: O estudo buscou refletir sobre a formação profissional oferecida em Educação Física, utilizando para essa finalidade uma verificação sobre os conteúdos da disciplina basquetebol, que compõe o currículo do curso de licenciatura. Essa disciplina foi escolhida para observação devido às características que pode apresentar, desde uma aplicação pedagógica até mesmo a sua utilização com referenciais técnicos que levem à busca de performance, passando por um momento de desenvolvimento de cultura esportiva e de oferecimento de meio de socialização e desenvolvimento integral do indivíduo. Assim, o estudo procurou levantar o referencial teórico existente, através da produção de pesquisadores que abordam desde a formação dos profissionais de educação no Brasil, identificando depois a preparação dos professores de Educação Física e o mercado de trabalho, levantando também o que a Educação Física brasileira tem sido e os aspectos legais que orientam a implementação dos currículos dos cursos de preparação profissional na área, culminando com o levantamento do que é a missão do professor de Educação Física na escola, por tratar-se no estudo, da preparação de licenciados. No capítulo seguinte, buscou-se entender a história da modalidade basquetebol com suas origens e características iniciais e a hierarquia organizacional que a sustenta e ainda a forma como é jogada na atualidade, principalmente por se pretender verificar a perspectiva de utilização no desenvolvimento humano. Assim, foi definida a metodologia de análise documental sobre os programas completos das disciplinas que tratam da modalidade basquetebol nos currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física de cinco instituições, escolhidas por um processo equiprobabilístico dentro do universo dos 142 cursos existentes no país. Após a devida identificação das possibilidades de vinculação institucional e dimensionamento pelas regiões geopolíticas do país, sendo essa análise documental complementada por uma pesquisa de campo através de questionário com perguntas fechadas aplicado aos docentes dos cursos elencados para o estudo. À partir das considerações possíveis proporcionadas pela análise dos resultados obtidos, chegou-se à conclusão que indicaram que a disciplina basquetebol desenvolvida nos cursos de licenciatura observados, não apresenta as características necessárias para formar um educador capaz de favorecer o desenvolvimento de um programa no ambiente escolar, o que levou que se chegasse a propor saídas para a preparação de profissionais comprometidos para atuarem na formação e desenvolvimento- integral dos indivíduos

Abstract: The study has sought to reflect on the professional teaching offered at Physical Education, using to this a investigation about the contents of the basketball discipline, which is included in the underground course curriculum. This discipline was chosen due to the characteristics that it can present, from a pedagogic application through its utilization according to technical references that lead to the search of performance, going through the step of sports culture development, providing socialization means and development of the individual as a whole. Thus, the study attempted to uncover the existing theoretical reference, through the researchers formation, which includes since the professional formation of teachers in Brazil, identifying afterwards the Physical Education preparation and the job market, investigating also what the Brazilian Physical Education is and the legal aspects that guide the curricular implementation for the professional formation in this area, ending up with the description of the Physical Education role at school, as this study deals with the graduate formation. In the following chapter, the study tried to understand the basketball background, its origins and initial characteristics and the organizational hierarchy that supports basketball and, further, the way it is played nowadays, mainly because it is sought to verify the perspective of utilization it has in the human development. The methodology of documental analysis for the complete programs of the disciplines that deal with basketball at the underground curriculum at five institutions was established, which were chosen by a process of equivalent values within the 142 courses existing in the country, after the identification of the institutional entailment possibilities and the sizing according to the regions of the country. The documental analysis is complemented by a trial research done by a questionnaire applied to the teaching bodies of the courses chosen. The analyses results indicated that the basketball discipline taught at the graduation courses observed does not present the necessary characteristics to prepare an educator capable of developing a program at thê school environment. Due to this, alternatives were proposed to the preparation of committed professionals to act at the formation and full development of individuais
Subject: Formação profissional
Basquetebol
Educação física
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Moreno_JoseCarlosdeAlmeida_M.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.