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Type: TESE
Title: Educação fisica brasileira : autores e atores da decada de 80
Title Alternative: Brazilian physical education : authors and actors in the 80's
Author: Daolio, Jocimar, 1958-
Advisor: Moreira, Wagner Wey, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho propôs-se a analisar a construção do debate acadêmico da Educação Física brasileira, sobretudo na década de 80, quando ocorreu uma proliferação de discursos científicos na área. Para isso, realizou uma etnografia do pensamento acadêmico, proposta metodológica do antropólogo americano Clifford Geertz. O pressuposto para esta abordagem é que o pensamento pode ser analisado não somente de forma singular, como processo característico da espécie humana, mas também na sua dimensão pública, como produto do homem e, portanto, variável e específico. Os discursos acadêmicos da Educação Física brasileira na década de 80 foram tomados como parte de um universo simbólico que foi socialmente produzido e ainda é socialmente mantido. As formas de pensamento da Educação Física foram analisadas como construções sociais representadas por um grupo de estudiosos, seus autores e, ao mesmo tempo, atores, uma vez que desempenharam papéis relevantes nessa dramaturgia do pensamento científico da área. A intenção foi desfocar a discussão de uma perspectiva de disputa entre as várias abordagens da área para a consideração de que todos os discursos sobre Educação Física foram importantes para compor o cenário, dentro do qual os atores envolvidos puderam desenvolver a trama da construção do pensamento acadêmico da Educação Física brasileira. Após as entrevistas com os principais personagens deste processo, foi possível perceber que a cientificidade da área foi engendrada a partir de polarizações do tipo progressista X reacionário, esquerda X direita, social X biológico, impedindo, muitas vezes, o diálogo entre as pessoas. Essa polarização, embora não exclusiva da Educação Física, teria levado à absolutização de tendências na área. Assim, os representantes de cada pensamento tornaram-se personagens que assumiram determinados papéis e passaram a agir como defensores de uma abordagem de Educação Física, como se esta fosse a melhor. Esses papéis representados foram reforçados, por oposição, pelos representantes de outros pensamentos e, por confirmação, pela platéia composta pelos profissionais da área espalhados pelos país. Ao realizar uma etnografia do pensamento acadêmico da Educação Física, a intenção deste trabalho foi proporcionar um estranhamento em relação a ela, que possa levar a um repensar da área, considerando as abordagens existentes, mas sem se limitar a elas. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma melhor comunicação entre os representantes ou seguidores de cada uma das formas de pensar a Educação Física brasileira, refutando uma postura preconceituosa de uma em relação à outra. Assim, acredita-se que possa ser profícuo o debate acadêmico na área

Abstract: The proposal of this study is to analyze the development of the academic debate on Brazilian Physical Education, specially throughout the decade of the 80's, when a proliferation of scientific lectures on the subject occured. For this purpose, an ethnography of academic thought, consisting of a methodological proposal made by the American anthropologist Clifford Geertz, was organized. The presupposition for this approach is that the thought can be analyzed, not only in it' s individual form as a characteristic process of the human species, but also on it's public dimension, as a product of man; therefore, changeable and specific. The academic discourses of Brazilian Physical Education in the 80's were regarded as part of a symbolic universe which was socialIy made and which is still socially maintained. All types of Physical Education thought were analyzed as social constructions represented by a group of scholars who were considered to be the authors of as welI as the actors in these constructions, since they perform relevant roles in this dramaturgy of this field of scientific thought. The intention was to divert the discussion from the prospective debate among the various approaches of the area to a different consideration: namely that all the discourses on Physical Education were important to the composition of the scenario in which the involved actors were able to establish the plot for the development of the academic thought of the Brazilian Physical Education. After interviewing the most important personalities of this process, it was possible to understand that the scientific character of the area was influenced by the polarization of the folIowing types: progressive X reactionary, leftist X rightist, social X biologic, which often precluded dialogue among people. Such polarization, leven though not exc1usive of Physical Education, would have induced the tendencies of an absolute nature. Thus, the individuals representing each area of thought became characters playing certain roles. These characters soon began to act as ardent defenders of certain approaches to Physical Education, each defining his or her own as best. The performances of these roles were reinforced by the opposition of those individuals representing other schools of thought and also by the audience which was made up of professionals in the area from all over the country. One of the aims of carrying out an ethnography of Physical Education academic thought was to stimulate extraneous thinking in the area which may cause a rethinking of the existing approach without being restricted to it. We hope that this study can contribute to better communication among the representatives and followers of each school of thought, and also persuade each representative of Brazilian Physical Education to refute any biased attitudes in relation to one another. Thus, we believe the academic debate in this area to be positive
Subject: Educação física - Discursos, ensaios, conferências
Etnologia
Discussoões e debates
Educação física - Brasil - 1980
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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